09.10.2019

Alunos de 8º ano fazem Estudo do Meio em Minas Gerais pela primeira vez

A turma de 8º ano (Y8) realizou uma viagem de Estudo do Meio a Minas Gerais com o objetivo de analisar o contexto histórico brasileiro do século XVIII – em seus aspectos político, econômico, social e cultural – e ampliar os conhecimentos obtidos em História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Arte. 

As cidades escolhidas foram Tiradentes e São João Del Rey. O estudo de campo abordou as manifestações culturais da região, o destino do ouro brasileiro no século XVIII, as mudanças históricas internas, a importância da mineração na formação do espaço territorial brasileiro, o aprofundamento do estudo da Inconfidência Mineira, o reconhecimento e a relação entre clima, relevo, solo e vegetação da região, atrelada à exploração de minérios e seus impactos ambientais, e o conhecimento da arte barroca brasileira.

O desembarque em Tiradentes impactou a todos pela inusitada paisagem. O estudo da paisagem foi além das impressões pessoais, pois os alunos foram convidados a  atentar aos vários elementos que visualizaram pelo Adro da Igreja de São Francisco de Paula, fossem eles culturais ou naturais, dinâmicos ou estáticos, novos ou antigos, concentrados ou dispersos, além dos aspectos visuais como as cores, formas e texturas.

Também visitaram o Chafariz de São José de Botas, considerado um dos mais belos do país e analisaram os diversos detalhes construtivos e funções que o tornam tão especial.

Posteriormente, os alunos participaram de um workshop sobre Teatro de Bonecos e observaram as técnicas  de construção, pintura e manuseio de marionetes. À noite foram presenteados com um Concerto de Flauta e Teclado na Igreja Matriz de Santo Antônio e participaram de uma vivência cultural promovida pela apresentação de um grupo de Congado nas ladeiras da cidade.

Os conhecimentos da área de Ciências também foram ampliados por meio de uma grande aventura, a longa caminhada pelas trilhas da Serra de São José.

Em São João Del Rey visitaram a Igreja de São Francisco de Assis, conheceram  o Museu do Sino e subiram na alta torre da igreja de Nossa Senhora do Carmo para compreender a linguagem dos sinos. Ampliaram os estudos sobre a arte e arquitetura barroca e assistiram a uma inusitada encenação das Lendas São Joanenses. 

No último dia, a turma se reuniu para uma discussão e fechamento da viagem na Praça Central de Tiradentes após as últimas atividades na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Com as “malas” carregadas de conteúdo cultural, os alunos retornam a São Paulo repletos de emoção e afetividade.

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias