
21.05.2021
Por Bruna Cronfli
Os alunos de 1º ano (Y1) estão estudando a Unidade de Investigação “Schools” e explorando os conceitos de sistema e interdependência.
“Chegamos todos os dias e a nossa sala está sempre tão limpinha, como isso acontece? Quem são as pessoas que preparam o nosso lanche? Quem imprime as atividades que fazemos?”. Estas, entre outras questões, foram levantadas pelos alunos durante as discussões em sala de aula e rodas de conversa para levantamento de hipóteses.
Tantas pessoas estão envolvidas no funcionamento da escola e tantos processos acontecem simultaneamente! Com o intuito de dar visibilidade para cada uma das áreas da Beacon e para mostrar de uma maneira concreta e significativa como essa engrenagem opera, os alunos estão participando deste projeto investigativo. Em uma proposta inicial, puderam observar o espaço escolar e identificar as pessoas presentes em cada área. Após essa análise, passaram por um momento de entrevistas, compreendendo melhor a ação e a rotina dos colaboradores da escola.
Após estes encontros iniciais, as crianças puderam passar uma manhã acompanhando cada funcionário em suas tarefas. Entre eles, aprenderam a usar o termômetro com o porteiro da escola, a registrar o empréstimo de um livro com a bibliotecária, a usar uma vassoura mop com a faxineira e a plastificar imagens na gráfica.
As turmas de Y1 estão animadas com a experiência e aprendendo muito com a troca com os funcionários!
29.04.2025
Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs
Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]
16.04.2025
Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design
O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]
10.04.2025
U-Day 2025
A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]