
28.03.2019
As turmas do 2° ano (Y2) iniciaram neste mês o projeto WRP (Whisper Reading Phone), em que o aluno utiliza um “telefone”, feito com tubo de PVC, para poder se ouvir lendo as histórias. A prática foi iniciada pela professora de inglês da série, com o intuito de auxiliar os alunos no processo de desenvolvimento da fluência do idioma.
Difundido em escolas americanas com “telefone” industrializado, o método foi usado pela primeira vez no Brasil de forma artesanal em uma escola da Pampulha, em Belo Horizonte, e custou apenas R$ 30 a confecção de 20 aparelhos, enquanto nos Estados Unidos cada um chega a US$ 100.
A técnica permite a captação e amplificação da voz, retornando o som apenas para o aluno que está falando. Assim, é possível realizar a leitura oral ao mesmo tempo, sem que o ruído interfira na concentração e no aprendizado dos demais.
O momento auxilia no autoconhecimento e desenvolvimento da independência de cada um. A experiência de utilizar uma nova ferramenta para leitura no cotidiano pode gerar surpresas, mas também possibilita ter novas descobertas até mesmo em histórias já conhecidas.
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