06.05.2023
Os professores Marcos Vinicius Celestini e Sonia Cristina Amaral tiveram a oportunidade de escrever individualmente um capítulo no livro “Práticas na Educação Bilíngue”. Lançado hoje pela Editora BOC, a obra tem o intuito de ser uma espécie de guia aos profissionais interessados em entrar no universo da educação bilíngue. Partindo do exercício de revisitar a carreira de educador, a publicação reúne os aspectos mais práticos que esses professores adotaram em seus anos atuando nos ambientes bilíngues.
No projeto, além das experiências individuais dos 30 professores participantes, foram divulgadas algumas dicas de materiais didáticos e plataformas de estudo que foram úteis para a formação desses profissionais. A reflexão sobre suas carreiras foi acompanhada por um olhar crítico acerca das práticas adotadas, o que possibilitou o desenvolvimento de novos modelos do educar bilíngue. A troca das vivências dentro de sala de aula foi benéfica não apenas para o amadurecimento do conteúdo do livro, mas inclusive para o crescimento pessoal de cada professor envolvido
Um grande tema para os dois professores da Beacon foi o ensino do inglês em disciplinas que não necessariamente são de linguagens. Marcos procurou mostrar como ele conseguiu encaixar a língua inglesa nas suas aulas de matemática e como foi o seu caminho para se tornar um professor bilíngue. Sonia, seguindo sua tese de pós-graduação, escreveu do ponto de vista do planejamento, de como desenvolver a leitura e a compreensão do inglês nas diversas matérias. O PYP (Primary Years Programme) foi abordado enquanto contexto comum e desafiador para os professores pensarem nas formas de aperfeiçoar o inglês dos alunos sem prejudicar o entendimento dos conceitos das Unidades de Investigação.
O mundo está cada vez mais globalizado e, por isso, a presença de uma língua adicional na escola se tornou uma realidade. O desafio atual é a implementação e a formação de profissionais que consigam lidar com a educação bilíngue. É uma leitura valiosa para professores, coordenadores e diretores de escolas bilíngues em diferentes contextos no Brasil, contribuindo para a expansão do repertório e o planejamento curricular.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]