
01.06.2021
Por Bruna Cronfli e Matheus Alves
A professora do G5 (5 anos) Maria Angélica Ayres está lançando seu segundo livro infantil: “Coelho Chocolate e a Pequena Flor”. A história é a continuação de sua primeira obra, “Coelho Chocolate e a Pedrinha Preciosa”, publicada em 2019.
No enredo, o personagem principal encontra um campo lindo e completamente florido, com exceção de uma única flor, que nunca floresce. O Coelho tenta adubá-la e regá-la, mas nada parece surtir efeito até o dia em que decide dar afeto.
Lica, como prefere ser chamada, sempre teve o sonho de escrever e publicar um livro. Desde criança lia bastante e escrevia suas próprias histórias, tanto para adultos como para o público infantil, mas decidiu escrever para crianças por trabalhar com essa faixa etária.
Ao decidir escrever um livro infantil, preocupou-se com a ilustração, pois acredita ser um dos fatores mais importantes para chamar a atenção de seu público leitor. Com isso em mente, entrou em contato com a Editora Flamingo, que a indicou alguns ilustradores. Dentre as sugestões, a autora escolheu Olga Neves, ilustradora portuguesa, cuja arte combinava muito com sua ideia de enredo. Em função do retorno positivo do primeiro livro, a professora decidiu fazer uma sequência da primeira história, mantendo inclusive as parcerias com a editora e ilustradora.
“Fiquei bastante em dúvida sobre em qual língua escreveria o livro, inglês ou português”, conta Lica e, por isso, decidiu escrevê-lo bilíngue. Em seu relato, a professora afirma que esse tipo de livro é muito rico para o processo de alfabetização em ambas as línguas, principalmente por conter repetição. A repetição de diálogos e vocabulário ajuda na memorização que, combinada à escrita e ilustração, geram emoção no leitor.
Lica pretende utilizar o livro em suas aulas, assim como já fez com o anterior. Além disso, o primeiro livro já é material didático em uma escola de Portugal e também consta no acervo da biblioteca da Beacon.
29.04.2025
Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs
Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]
16.04.2025
Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design
O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]
10.04.2025
U-Day 2025
A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]