31.08.2023
O International Baccalaureate representa uma rede global de escolas que compartilham a missão unificada de capacitar os jovens com valores, conhecimentos e competências necessárias para forjar um mundo mais pacífico. A principal meta do IB é desenvolver cidadãos completos em uma perspectiva global, que compreendam os valores universais da humanidade e que assumam a responsabilidade por suas ações impactantes no planeta.
Como uma IB, a Beacon adota o Primary Years Programme (PYP) para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola está em processo de candidatura para o Middle Years Programme (MYP) e para os Anos Finais do Ensino Fundamental, e já oferece o Diploma Programme (DP) para os estudantes do Ensino Médio. Esses programas estão em consonância com os valores e a missão da nossa instituição.
Uma escola IB Continuum, é uma escola que oferece todos os programas do IB: PYP, MYP, DP. Existe ainda o Career-related Programme – CP -, que é uma estrutura de educação internacional que incorpora os valores do IB em um programa único que aborda as necessidades dos estudantes envolvidos na educação relacionada a uma carreira profissional mais específica.
Como estudantes do IB, os estudantes são incentivados a serem questionadores, conhecedores, pensadores, comunicadores, éticos, de mente aberta, solidários, corajosos, equilibrados e reflexivos. Esses traços auxiliarão os nossos estudantes, assim como indivíduos e grupos, a adotarem perspectivas globais e a agirem em prol de mudanças positivas para o mundo.
Além disso, os alunos têm oportunidades para desenvolverem habilidades inter-relacionadas, capacitando-os a se tornarem aprendizes e conduzirem e assumirem a responsabilidade pela sua própria educação. O desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, pesquisa, comunicação, interação social e autogestão é fundamental para moldar alunos ativos, compassivos e eternos buscadores de conhecimento.
Saiba mais sobre cada programa do IB na Beacon
O Primary Years Programme (PYP), voltado para crianças de 3 a 12 anos, adota uma abordagem de ensino e aprendizado transdisciplinar, investigativa e orientada por conceitos. O programa visa transcender as barreiras convencionais entre as distintas áreas do conhecimento, permitindo a percepção e a criação de significados genuínos sobre o mundo. Através de um pensamento crítico aprimorado, os estudantes serão capazes de aplicar e compartilhar seus conhecimentos e entendimentos com seus colegas, seus professores e com a comunidade.
Nosso programa abarca unidades de investigação nas quais os alunos constroem e aprofundam seus entendimentos sobre questões ou problemas do mundo atrelados aos seis temas transdisciplinares do PYP:
O objetivo do Middle Years Programme (MYP) é fomentar a formação de aprendizes ativos e jovens com uma perspectiva global, capazes de demonstrar empatia por outros, além de compreender propósitos e significados relevantes tanto para suas vidas pessoais quanto para a comunidade.
O programa habilita os alunos a explorarem uma vasta gama de questões e ideias de significância local, nacional e global. O desfecho é a criação de pensadores jovens, criativos e reflexivos. Além disso, visa auxiliar os alunos a desenvolverem sua compreensão pessoal, autoconsciência e senso de responsabilidade em relação à comunidade e ao mundo.
Por meio de abordagens globais, os alunos do MYP aprofundam sua compreensão da humanidade comum e da relevância de participar de uma sociedade pacífica, contribuindo para um sentimento coletivo em relação ao planeta. Isso é alcançado através da exploração dos seguintes contextos:
O programa engloba oito áreas do conhecimento com abordagem interdisciplinar, que cumpre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em consonância com as demandas curriculares do IB. As áreas do conhecimento abordadas no MYP da Beacon são:
Os anos finais da Beacon School estão ancorados nos três pilares do MYP, os quais focam no desenvolvimento de habilidades e competências articuladas com as áreas do conhecimento:
O Programa do Diploma é um currículo que abrange uma ampla gama de campos de conhecimento, permitindo o desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional do aluno. A estrutura curricular é composta por seis domínios de conhecimento e pelo DP Core (“Teoria do Conhecimento”, “Criatividade, “Atividade e Serviço” e “Trabalho de Conclusão Estendido”).
O DP Core é uma etapa obrigatória para todos os estudantes e oferece aos alunos a oportunidade de adquirir habilidades de pensamento crítico relacionadas à natureza do conhecimento, realização de uma investigação individual e, adicionalmente, liderança em um projeto de serviço à comunidade.
As disciplinas estudadas estão categorizadas em seis domínios de conhecimento:
A Beacon disponibiliza diversas opções de disciplinas em cada domínio de conhecimento, das quais os alunos optam por cursar três em nível intermediário (“Nível Padrão”) e três em nível avançado (“Nível Superior”). É necessário que os alunos escolham uma disciplina de cada grupo (com exceção do Grupo 6). Essas escolhas colaboram para a criação de um currículo estudantil altamente variado e adaptado às necessidades individuais.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]