07.08.2020
As sócias-fundadoras Ligia Zorzo e Janaina Villela apresentaram aos pais o formato do projeto “Roda de Matemática”, que iniciou na Beacon em fevereiro de 2020, como o programa é desenvolvido com os alunos e quais os fundamentos seguidos pedagogicamente.
O programa iniciou com o objetivo de apresentar uma matemática criativa, flexível e significativa para as crianças. Além de possibilitar o aprendizado de uma maneira descontraída e fluída. Afinal, a “ciência dos números” é uma grande ferramenta que nos ajuda a aprender como nos deparar e solucionar problemas, e enfrentar os desafios tanto no universo escolar quanto na vida.
Ao abordar a temática das aulas, Janaina comentou que considera a Roda como complementar ao currículo escolar e que o objetivo é mostrar o além matemático. O programa não traz apenas o fazer contas, mas também o saber pensar matemática. As aulas são independentes entre si e normalmente são trabalhadas duas atividades investigativas de maneiras diferentes, exatamente para instigar os alunos.
As atividades apresentadas na aulas têm diferentes soluções ou diferentes caminhos para encontrar o resultado, para que os alunos precisem compartilhar o raciocínio um com o outro, promovendo uma troca maior entre eles. “Mas, isso não quer dizer que não tenham a oportunidade de pensar por si próprios. Após o professor apresentar o desafio, cada um tem seu tempo de pensar. E é a partir deste ponto que entra um detalhe chave para esse ambiente ser seguro, não ter um tempo pré-definido para solucionar a equação.”, finaliza.
Quando questionadas sobre o ensino a distância, comentaram que logo no início tinham um receio por não ter contato com os alunos e assim não poderem desenvolver a sensação de proximidade e apoio que aplicavam nas aulas presenciais. Mas, ambas enfatizaram que não houve essa perda no online e que na verdade, conseguiram reforçar ainda mais o vínculo afetivo com cada aluno, já que agora todos podem mostrar um pouco de sua vida fora do ambiente escolar.
Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de uma aula aberta da “Roda de Matemática”, como um teste para mergulharem nesse universo de exatas.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]