19.05.2021
Por Hermelino Neder
A marca original do Arraial da Beacon é celebrar, a cada ano, um compositor ou compositora, intérprete, movimento ou gênero musical brasileiro.
Neste ano, escolhemos Jackson do Pandeiro!
Ele foi o único artista nordestino a alcançar o mesmo reconhecimento nacional, de público e crítica, de Luiz Gonzaga. Por mais de 30 anos, da década de 40 até o final da de 70, ambos dividiram a atenção radiofônica do Brasil.
Oriundos do nordeste, eles tinham muito em comum: aprenderam a gostar e a fazer música na infância, ambos em casa – Gonzaga com o pai, Jackson com mãe, mudaram-se para a capital nacional da época, o Rio de Janeiro, e ambos foram chamados de reis, o primeiro de Rei do Baião e o segundo, de Rei do Ritmo. E seus repertórios continuam vivos, a todo tempo revisitados por músicos brasileiros em festivais e turnês pelo país e pelo mundo.
Com os anos, Gonzaga foi se firmando nas festas juninas de São Paulo, quiçá por ter composto um número maior de canções apropriadas à celebração. Entretanto, neste ano, a Beacon, do G2 ao Y10, vai mostrar como a obra do rival que se tornou amigo combina perfeitamente com o clima cultural e festivo do junho brasileiro.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]