14.02.2025

Imaginar o futuro para transformá-lo no presente

O professor de química, Yuri Barbour, propôs uma atividade inovadora realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio (Y10) reconhecida pelo Global Schools Program. Essa instituição, vinculada ao IB e da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN), capacita escolas e educadores em todo o mundo a integrar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos currículos.

A partir da provocação “como seria o mundo em 2050 se a humanidade prosperasse?”, os alunos do Y10 combinaram criatividade e tecnologia para refletir sobre sustentabilidade. Os estudantes contaram com o auxílio da Inteligência Artificial para enriquecer suas perspectivas sobre cenários futuros, gerando imagens de como seriam as cidades sustentáveis no ano de 2050. 

Baseando-se nas imagens e em considerações sobre prosperidade sustentável, cada um elaborou um texto sobre quais decisões estratégicas a humanidade precisa fazer para alcançar esse objetivo. Além disso, os alunos debateram quais dessas escolhas já fazem parte das suas rotinas e quais necessitam de uma mudança de comportamento.O resultado foi inspirador: os alunos identificaram diversas ações essenciais como indivíduos e comunidade, e ainda puderam conectar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vislumbrando o futuro que esperam para a humanidade. Mais do que uma atividade teórica, essa experiência os ajudou a perceber seu papel individual e coletivo na construção de um futuro melhor.

Outras notícias

18.03.2025

Professoras publicam livro de história infantil bilíngue

As professoras Isabel Ferreira e Thaiza Barros lançaram o livro ‘’Mia, Eu Mesma e o Sopro’’. [ ... ]

Leia mais

12.03.2025

Reflexões do SXSW EDU: Inovação, Conexão e o Futuro da Educação

Participar do SXSW EDU foi uma experiência inspiradora e transformadora, marcada por discuss [ ... ]

Leia mais

05.03.2025

Personal Inquiry Club

O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de in [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias