14.02.2025
O professor de química, Yuri Barbour, propôs uma atividade inovadora realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio (Y10) reconhecida pelo Global Schools Program. Essa instituição, vinculada ao IB e da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN), capacita escolas e educadores em todo o mundo a integrar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos currículos.
A partir da provocação “como seria o mundo em 2050 se a humanidade prosperasse?”, os alunos do Y10 combinaram criatividade e tecnologia para refletir sobre sustentabilidade. Os estudantes contaram com o auxílio da Inteligência Artificial para enriquecer suas perspectivas sobre cenários futuros, gerando imagens de como seriam as cidades sustentáveis no ano de 2050.
Baseando-se nas imagens e em considerações sobre prosperidade sustentável, cada um elaborou um texto sobre quais decisões estratégicas a humanidade precisa fazer para alcançar esse objetivo. Além disso, os alunos debateram quais dessas escolhas já fazem parte das suas rotinas e quais necessitam de uma mudança de comportamento.O resultado foi inspirador: os alunos identificaram diversas ações essenciais como indivíduos e comunidade, e ainda puderam conectar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vislumbrando o futuro que esperam para a humanidade. Mais do que uma atividade teórica, essa experiência os ajudou a perceber seu papel individual e coletivo na construção de um futuro melhor.
18.06.2025
Microviolências e ofensas nas relações sociais: como se naturalizam na adolescência e qual é o papel de pais e mães no seu combate
A Beacon recebeu a educadora, jornalista e escritora Carolina Delboni para conversar com fam [ ... ]
12.06.2025
Arraial 2025
O Arraial Beacon 2025 encantou a comunidade com uma celebração vibrante da cultura brasileir [ ... ]
06.06.2025
Sarau de Optativas 2025
O Sarau de Optativas é um convite ao encontro e à celebração da aprendizagem. Mais do que um [ ... ]