23.05.2021

Gênio da Literatura Infantil Eric Carle falece aos 91 anos

Por Sonia Grandi e Matheus Alves

“O autor e ilustrador Eric Carle, que faleceu em maio, aos 91 anos, foi um gênio criativo na literatura infantil. Ele preencheu nosso mundo com cor, imaginação e curiosidade. Seus livros sempre trazem alegria e despertam o interesse e a inspiração das crianças. Sua obra mais conhecida – The very hungry caterpillar ou Uma lagarta muito comilona – sempre fez os olhos de nossos alunos brilharem e se divertirem. Eric costumava dizer que o livro permaneceu popular por tanto tempo porque esse é um livro de esperança e as crianças precisam de esperança”, homenageia Sonia Grandi, coordenadora de Biblioteca da Beacon.

Eric Carle nasceu em 1929 em Nova York. Apesar disso, cresceu e foi educado na Alemanha, por ser terra natal de sua mãe. Por conta da Segunda Guerra Mundial, teve uma infância conturbada. Quando tinha apenas 10 anos, seu pai foi convocado para o exército alemão e chegou a ser prisioneiro das forças soviéticas. Ele mesmo, com 15 anos, chegou a ser convocado para cavar trincheiras na linha de frente. Seu pai voltou em 1947, pesando apenas 39 Kg, bastante doente, tanto fisicamente como psicologicamente, como o ilustrador contou em entrevista para o The Guardian

Sonhava em voltar para os Estados Unidos. Quando finalmente chegou em Nova York com apenas 40 dólares no bolso, conseguiu um emprego de designer gráfico no The New York Times. Durante seu tempo no jornal, chegou a ser convocado pelo exército americano para ser escrevente de correio durante a Guerra da Coreia. Mais tarde, tornou-se diretor de arte de uma agência de publicidade.

Um dia, o educador e autor Bill Martin Jr. notou uma ilustração que Carle havia criado para um anúncio e o convidou para colaborar na produção de um livro ilustrado. O livro – Brown Bear, Brown Bear, What do You See? ou Urso castanho, urso castanho, o que vês aqui? – se tornou um best-seller. Assim começou sua carreira como ilustrador, e, em pouco tempo, estava escrevendo e ilustrando suas próprias histórias. Seus primeiros livros como autor e ilustrador foram 1, 2, 3 to the Zoo e The Very Hungry Caterpillar em 1969.

Carle chegou a receber vários prêmios e títulos honorários de universidades, por seu trabalho em literatura infantil, e até mesmo, homenagem do Google. Com sua esposa, fundou seu próprio museu The Eric Carle Museum of Picture Book Art, em Massachusetts. 

Acesse o link e conheça os títulos do autor que temos em nossas bibliotecas.

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias