21.02.2020
ENCHENTE – 10 DE FEVEREIRO DE 2020
FAQ – Beacon to Action
21/02/2020
Após a enchente de 10 de fevereiro, a Beacon School recebeu várias perguntas das famílias. Agrupamos todas por assuntos semelhantes e apresentamos aqui nossas respostas. A Direção da escola permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
1. O Campus foi construído em uma área de risco e, por isso, teoricamente, o prédio estaria preparado para enfrentar esse tipo de acidente. O que aconteceu com os recursos preventivos?
O processo construtivo da escola foi feito com base em estudo de mapeamento dos níveis de alagamento na região nas últimas décadas, o que orientou a construção do muro de contenção, que garante a proteção do Campus nas inundações de proporções dentro da previsibilidade.
Além dos muros de contenção, foram construídas comportas de aço, que são acionadas sempre que necessário pela equipe da escola – devidamente treinada para tal. Tanto que nas inundações ocorridas anteriormente na região, a última em 2018, a escola foi totalmente preservada. As comportas estavam acionadas e funcionaram perfeitamente, estando íntegras.
As soluções estruturais para mitigar possíveis riscos de alagamento são consideradas, tecnicamente, mais que suficientes. No entanto, destacamos que o ocorrido tratou-se de um desastre natural de altas proporções.
A chuva que caiu em São Paulo na madrugada de 10 de fevereiro deixou toda a cidade em estado de atenção. Foi a segunda maior precipitação em 24 horas no mês de fevereiro dos últimos 77 anos e a maior em 37 anos – 114 milímetros de água entre 9h de domingo e 9h da segunda-feira, 10 de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) .
2. As águas tomaram conta do espaço em questão de minutos. Qual plano de ação para esse tipo de ocorrência, em casos em que a escola esteja ocupada?
As águas não tomaram conta do espaço em questão de minutos. As instalações do Campus são monitoradas por câmeras, que registraram a entrada de água na escola.
O processo levou cerca de 1h41 minutos até a água começar a subir, conforme detalhamento a seguir:
4h01: tem início a entrada de água na escola.
4h20: a água continua se espalhando pelo Campus, em nível rasteiro.
5h42: 1 hora e 41 minutos após o primeiro registro de entrada – a água se espalha por toda a superfície do andar térreo do Campus e então, começa a subir de nível com maior velocidade.
A escola tem Fire Drill – Procedimento de Evacuação para Casos de Incêndio – implementado e com simulações semestrais. O tempo de evacuação é de menos de 6 minutos, limite máximo esperado. Iniciaremos o Flood Drill imediatamente. Nossa expectativa é de que em casos de necessidade, seja possível evacuar o andar térreo em menos de 3 minutos.
Em paralelo, já está em andamento parcerias com institutos de meteorologia para emissão de alertas.
Dessa forma, em caso de alagamento durante horário escolar, a escola entende que seus alunos e funcionários não se encontram em absolutamente nenhuma situação de risco.
3. Qual é a dimensão do prejuízo total?
Todas as áreas do térreo foram afetadas. As maiores perdas foram: acervo da biblioteca (perda de 85% dos livros), equipamentos eletrônicos e de tecnologia, piso de madeira do ginásio (inteiramente removido e descartado), mobiliários de escritório e alguns mobiliários pedagógicos.
A contabilidade dos reparos não foi finalizada, dado que o foco total estava no restabelecimento da operação em plenas condições de segurança e higiene. Não foram poupados esforços, nem houve qualquer tipo de atraso nos reparos por causa de negociação com fornecedores. Foi feito tudo o que era necessário com agilidade e a maior urgência.
4. O prejuízo será repassado no preço da mensalidade? E os dias em que a escola ficou fechada, serão abonados da mensalidade? Quando e como as aulas perdidas serão repostas?
Não haverá aumento nas mensalidades para cobrir os gastos de recuperação do Campus.
As famílias foram informadas das datas de reposição, com a devida antecedência para planejamento. Uma vez que os dias letivos serão repostos, não haverá abono da mensalidade escolar. Quanto às Atividades Optativas serão abonadas.
5. Houve impacto na estrutura do prédio? As dependências afetadas estão em plenas condições de receber os alunos com total segurança e conforto?
Não houve impacto na estrutura do prédio. A unidade foi periciada e o relatório valida a integridade das estruturas do Campus. A conclusão indica que “não há sinal de qualquer implicação estrutural decorrente do alagamento, ou seja, não há absolutamente nada que possa ter comprometido a estabilidade estrutural da edificação”. O Documento ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – da estrutura está emitido e à disposição para consulta das famílias.
6. Quais foram as medidas adotadas pela escola para assegurar a desinfecção de todas as áreas, utensílios e mobiliários atingidos pela água da enchente?
Foram contratadas várias empresas especializadas, detentoras de metodologias de eficácia comprovada, equipamentos profissionais e equipes treinadas, dentre elas:
StrongWater Limpeza e Conservação – utiliza máquinas com turbina d’água de alta pressão concentrada. Para o trabalho desenvolvido na escola foram utilizadas duas máquinas.
Q Limpo Company – o trabalho na escola foi realizado por uma equipe de 14 profissionais, devidamente treinados e uniformizados com os requisitos necessários de segurança.
Consulimp tecnologia em limpeza – foram 13 profissionais envolvidos diretamente na operação.
SS14 Limpeza Técnica e Manutenção – especializada em limpeza técnica, atuou também na parte de desinfecção das áreas. Equipe de 14 pessoas foi alocado aos trabalhos.
Biodecon limpeza e desinfecção – aplicação de um sistema de desinfecção dupla. Primeira e única empresa brasileira certificada internacionalmente em Bio-Recovery, pela ABRA – Association Biorecory Association. Tem entre suas especialidades a desinfecção de ambientes vitimados por enchentes. Na escola, atuou em parceria com a empresa responsável (gestora) pelo refeitório (Sodexo).
Ponto BR Soluções em Higiene – foram fornecedores do produto de desinfecção Peroxy 4D – um detergente, desinfetante e desodorizante hospitalar de alto desempenho, com formulação exclusiva que mistura Quaternário de Amônio de 5ª geração e Peróxido de Hidrogênio, potencializando a ação de desinfecção em um amplo espectro de microrganismos.
Andraus comércio e locadora – empresa de locação de equipamentos profissionais, em que foram alugadas seis VAPS e três geradores de energia.
7. A cozinha e refeitório tiveram tratamento especial/diferenciado?
Duas empresas independentes foram contratadas: a primeira realizou a desinfecção e a segunda auditou o processo de higienização realizado. Fez, ainda, a coleta de amostras para análises microbiológicas, cujo assim que emitido o laudo será avisado aos pais e disponibilizado para consulta.
O trabalho contemplou todo o ambiente, incluindo bancadas, câmaras frias, utensílios e demais componentes do espaço, por meio do sistema de dupla desinfecção. Na primeira, foi utilizado detergente desinfetante da linha hospitalar, que não agride o ser humano (após 10 minutos o ambiente já pode ser utilizado). Na segunda etapa, foi utilizado outro desinfetante hospitalar, cujo eficácia elimina 99,999% de bactérias, vírus, mofos e fungos.
Todos os alimentos, inclusive os armazenados em prateleiras não atingidas, foram descartados.
O Certificado de Execução de Serviço de Desinfecção está disponível para as famílias.
8.Quanto à desinfecção, quais garantias que temos que vírus e bactérias foram eliminados? Existe um procedimento especial contra a leptospirose e outras doenças trazidas pelas enchentes?
Tomamos o cuidado de buscar empresas com expertise em limpeza e desinfecção de ambientes, de forma a garantir a saúde de nossos alunos e funcionários. O Relatório Técnico de Validação do Processo de Higienização já está disponível e o laudo técnico, após análises microbiológicas, assim que emitido será avisado aos pais e disponibilizado para consulta.
9. Há segurança nas instalações elétricas?
Foi contratada uma empresa responsável por verificar o estado de funcionamento das instalações elétricas, com emissão de relatório com recomendações de ações reparadoras e análises conclusivas.
Simultaneamente, está em andamento o trabalho de uma equipe técnica especializada em recuperação de instalações elétricas pós-enchente.
Dessa forma, a escola funcionará em regime de fornecimento parcial de energia, para absoluta segurança até que os laudos de conformidade sejam emitidos.
10. Há segurança nas instalações hidráulicas? Quanto à água encanada e bebedouros: estão seguros para a rotina dos alunos? Haverá um cuidado com a administração de água mineral para evitar eventuais contaminações?
A escola conta com um reservatório de água elevado, que não foi afetado de nenhuma maneira pelo alagamento. Mesmo assim, todos os reservatórios foram esvaziados e lavados, seguindo os protocolos de limpeza recomendados pela vigilância sanitária.
Os pontos de risco de contaminação – as torneiras dos bebedouros – foram retirados, higienizados e submersos em solução desinfectante recomendada. E os bebedouros de água gelada foram todos descartados e serão repostos. O certificado de lavagem está disponível para conferência das famílias.
O ensaio de potabilidade da água também já foi realizado, a fim de atestar a qualidade da água por meio de documento técnico oficial.
Até a emissão do laudo de potabilidade, os bebedouros do andar térreo estavam com seus registros fechados e a escola proveu água mineral para todos.
11. Qual medida será tomada pela escola caso uma nova tempestade de proporção semelhante à anterior acometa a cidade em período de aula? Os alunos estão totalmente seguros? Existe uma brigada com fluxos definidos para proteger a comunidade escolar em uma situação de risco? Quais as medidas preventivas serão tomadas para mitigar o risco de novos alagamentos?
Vide resposta à pergunta anterior.
O comitê de crise já iniciou o processo de revisão e melhorias do plano de Governança sobre Segurança para inundações, incluindo protocolos para desastres de maior proporção e treinamento da comunidade, nos moldes dos que já fazemos no Fire Drill, incluindo os aprendizados obtidos com o ocorrido.
Já formou também um grupo de trabalho para revisão da estrutura do Campus e análise de necessidade ou não de adequações.
12. A escola possui apólice de seguro? Há cobertura de reparo para os danos sofridos?
Sim. O Campus está coberto por uma apólice de seguros, que garante, inclusive, indenização em caso de alagamento – justamente pelas medidas tomadas durante a construção da unidade. A seguradora já foi acionada, bem como, as devidas vistorias, realizadas. A Equipe da Beacon já enviou os relatórios levantados de perdas para agilizar o processo de análise e ressarcimento por parte da seguradora..
13. Além da limpeza, houve necessidade de reparos e/ou substituição de materiais? Quais? Já foram concluídos ou quando devem ser?
Sim. Ainda são necessários reparos em algumas áreas da escola, porém, que não apresentam risco para a segurança das pessoas ou impactem no aprendizado dos alunos. Durante o Carnaval, faremos a pintura das paredes. Também será necessária a restauração do piso do ginásio, a reposição das cortiças das salas de aula e de alguns mobiliários.
14. Como, quando e onde os materiais perdidos dos alunos serão restituídos?
Os livros didáticos e paradidáticos, inclusive os adquiridos pelos pais dos alunos, serão integralmente repostos pela Beacon. As editoras e livrarias já foram contactadas.
Os materiais escolares de papelaria estavam à disposição dos alunos em sala de aula, na segunda-feira (17/02), dia de retomada das atividades escolares e os demais estão sendo adquiridos.
15. Como ficará a questão dos lanches dos alunos?
Os alunos trouxeram lanches até terça-feira (18/02) e depois a Sodexo voltou a fornecer com parceria externa.
16. A biblioteca foi um dos ambientes mais prejudicados. Como está o processo de recuperação? É possível contribuir com a reposição de acervo?
Os livros que não foram atingidos já foram organizados para recolocação e disponibilização nas duas bibliotecas do Campus. Aquisições para reposição das unidades perdidas estão em curso.
Quanto a doações, agradecemos as manifestações e ofertas de ajuda recebidas. Foi enviada uma circular sobre o assunto no dia 18 de fevereiro.
17. Qual a previsão de reabertura da escola e normalização das atividades? Será parcial ou integralmente?
O processo de limpeza e higienização foi concluído em seis dias após a inundação. Por isso, a escola estava segura para retomar as atividades do Campus em regime parcial de funcionamento no dia 17 de fevereiro. A partir de 27 de fevereiro, o horário de funcionamento de toda a escola volta ao normal, incluindo as Atividades Optativas.
18. Quais ações para minimizar os possíveis impactos emocionais aos alunos, familiares e colaboradores?
Durante a semana pós-inundação, o corpo docente esteve dedicado em desenvolver programas educacionais, que visam transformar o tema em uma Unidade de Investigação, dando continuidade ao projeto de sustentabilidade implantado no ano passado. A escola, inclusive, já integra o programa da Unesco, com o objetivo de apoiar e desenvolver os objetivos do milênio.
No programa pedagógico será proposto aos alunos a elaboração conjunta de ações e medidas, visto que está entre nossos pilares pedagógicos a formação de cidadãos atuantes. Ações de informação, acolhimento e transparência, para envolvimento de todos, e mobilização, são alguns exemplos.
19. Quais canais de comunicação oficial para informações e dúvidas a respeito do ocorrido?
A comunicação oficial com familiares é realizada por meio do aplicativo da escola ou pelo e-mail: contato@beaconschool.com.br. Como é do conhecimento de todos da Comunidade Beacon, a Direção está sempre aberta a receber os pais.
20. Caso a Sodexo não seja autorizada a retomar a operação na cozinha do Campus na próxima semana, qual o Plano B para servir almoço após o Carnaval?
O resultado da análise microbiológica da cozinha será concluído em breve e assim que for emitido o laudo será avisado aos pais e disponibilizado para consulta. A expectativa, portanto, é que sua operação esteja normalizada. Caso isso não ocorra, a Sodexo irá providenciar almoço e lanche, a partir de quinta-feira, dia 27 de fevereiro.
21. Como será feito o controle/segurança de acesso ao Campus até que as catracas de Biometria sejam instaladas novamente?
A equipe de segurança foi reforçada e a área física de acesso foi restringida. A previsão é de que o sistema automático esteja restabelecido em cerca de 30 dias.
22. Qual o impacto para a implantação do Ensino Médio em 2021?
Nenhum. A implantação continua em andamento, conforme previsto.
23. Quando o Calendário Escolar 2020 atualizado estará disponível?
No dia 20 de fevereiro, quinta-feira, as alterações foram comunicadas às famílias por meio de comunicado oficial via aplicativo e e-mail. O calendário foi atualizado e está disponível para consulta no aplicativo e no website.
24. Qual o prazo previsto para ter a resposta da seguradora?
Os trâmites com a companhia seguradora seguem seu curso normal, dentro do prazo estabelecido em lei.
25. Qual o impacto no cronograma de certificação do Diploma Program-IB?
Nenhum. A Beacon School segue empenhada no plano para a certificação pelo Diploma Program-IB até maio de 2021.
26. Qual o prazo para o funcionamento dos laboratórios afetados?
O Laboratório de Ciências volta a funcionar normalmente após o Carnaval, no dia 27. A abertura do Design Lab está prevista para segunda-feira, 02 de março.
27. E quanto às torneiras e à água?
As 40 torneiras dos bebedouros do Campus foram trocadas e, no dia 20 de fevereiro, recebemos o boletim de análise comprovando a potabilidade da água Portanto, a partir de 21 de fevereiro, os alunos poderão usar os bebedouros normalmente.
28. Como criar um plano de emergência para o Campus?
O tema segurança sempre esteve presente na nossa rotina operacional e serve como guia para as tomadas de decisões. O Campus já conta com um plano de Governança sobre Segurança, que inclui diversas medidas preventivas e protetivas, a exemplo da Brigada de Incêndio e do plano de Fire Drill – Procedimento de Evacuação para Casos de Incêndio – implementado e com simulações semestrais.
O comitê de crise já iniciou o processo de revisão e melhorias do nosso plano de Governança sobre Segurança para inundações, incluindo protocolos para desastres de maior proporção e treino da comunidade, nos moldes dos que já fazemos no Fire Drill. O mesmo se aplica a questões de layout, mas permanecemos abertos a sugestões das famílias.
29. Qual o plano de contingência (ação/prazo/responsável) para evitar que o ocorrido no dia 10 de fevereiro se repita?
O plano de contingência já existia e foi executado com excelência, permitindo que em menos de uma semana a escola fosse reaberta às famílias. A partir deste aprendizado, iniciamos a revisão do nosso plano de Governança sobre Segurança para inundações, incluindo protocolos para desastres de maior proporção e treino da comunidade, nos moldes dos que já fazemos no Fire Drill.
30. Como monitorar de forma preditiva alertas de temporais junto às autoridades municipais/estaduais?
Está implantado o processo de acompanhamento diário de boletins do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em paralelo, está em andamento a análise de parcerias para automatizar esse processo.
31. Como será o monitoramento microbiológico no Campus nas próximas semanas e meses?
O Campus já obtém o Relatório Técnico de Validação da Higienização emitido por empresas especializadas e independentes. Paralelamente, já foi feita coleta de amostras para análises microbiológicas, cujo laudo será emitido em 24 de fevereiro. Os respectivos documentos validam as condições absolutamente salubres do espaço escolar.
32. Quais os principais aprendizados da Liderança/Conselho da Beacon em relação ao ocorrido? Quais as oportunidades identificadas pela Liderança/Conselho da Beacon?
Qualquer situação de proporções como essa traz uma série de aprendizados, de todas as espécies. Com certeza, saímos mais fortes, mais unidos, mais confiantes e gratos por todo tipo de apoio recebido. Tecnicamente, a partir da experiência vivida, já iniciamos a revisão do nosso plano de Governança sobre Segurança para inundações, incluindo protocolos para desastres de maior proporção e treino da comunidade, nos moldes dos que já fazemos no Fire Drill.
33. O que os pais podem fazer para ajudar a Liderança/Conselho da Beacon nas próximas semanas e meses?
No momento, estamos organizando as informações sobre perdas e necessidades. A escola, juntamente ao BCIA organizará as campanhas de mobilização junto à comunidade Beacon e manterá as famílias informadas a esse respeito. Antes disso, é necessário preparar a infraestrutura e logística da ação. De qualquer forma, a Beacon agradece imensamente as ofertas de colaboração.
34. Como aprender com outras escolas que passaram por situação similar de enchente (não exatamente idêntica) na região metropolitana de São Paulo e fora de São Paulo (por exemplo, BH nas últimas semanas)?
Nós transformamos o tema em uma Unidade de Investigação, dando continuidade ao projeto de sustentabilidade implantado no ano passado. Os alunos estão tendo a possibilidade de discutir e elaborar propostas, dentro de nossos pilares pedagógicos, que contemplem a formação de cidadãos atuantes. Dessa forma, incluímos esse recorte para a construção e desenvolvimento coletivos.
35. Qual o risco financeiro para Beacon (cash flow) em razão dos gastos extraordinários emergenciais e até ter o ressarcimento da seguradora?
O Campus está coberto por uma apólice de seguros, que garante, inclusive, indenização em caso de alagamento – justamente pelas medidas tomadas durante a construção da unidade. A seguradora já foi acionada, bem como, as devidas vistorias, realizadas.
Com relação à solidez, a Beacon tem estrutura financeira e operacional para seguir sem riscos.
36. Quando o sistema de alarme de incêndio voltará a operar no Campus?
Foi contratada uma empresa responsável por verificar o estado de funcionamento das instalações elétricas, com emissão de relatório com recomendações de ações reparadoras e análises conclusivas.
Simultaneamente, está em andamento o trabalho de uma equipe técnica especializada em recuperação de instalações elétricas pós-enchente. Com relação ao sistema de incêndio, os reparos estão em andamento e nossa previsão é de conclusão na primeira semana de março.
37. Qual o impacto causado no sistema de monitoramento do Campus por câmeras inteligentes?
As câmeras ficam em locais elevados e não foram afetadas. O restabelecimento do sistema completo de monitoramento está em fase final. Tão logo a energia esteja 100% restabelecida, os sistemas de câmeras voltarão a funcionar.
Atenciosamente,
Luciana Leite
Maria Eduarda Sawaya
Vera Nicol Giusi
Direção da Beacon School
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