30.11.2020

Exhibition 2020 tem formato online

As turmas de 5º ano (Y5) apresentaram o Exhibition, trabalho de conclusão do Primary Years Programme (PYP). O evento consolida o conhecimento adquirido através da pesquisa, momento em que o aluno pode demonstrar o perfil de aprendiz desenvolvido desde a Educação Infantil até a finalização do programa do IB.

Neste ano, mais do que qualquer outro, as habilidades presentes no desenvolvimento dos projetos tiveram de ser amplamente trabalhadas com os alunos: o trabalho colaborativo, a pesquisa, a sistematização da coleta de dados e a transformação disso tudo na escrita dos projetos.

A trajetória começou com a Passion Journey, na qual os mentores motivaram os alunos a entrar em contato com seus interesses, suas dúvidas e suas paixões. Agrupados de acordo com os temas escolhidos, eles apresentaram aos pais os seus projetos de pesquisa durante um encontro online e a partir daí, se dedicaram a criar uma Unidade de Investigação. 

O grupo que investigou Sports for People with Disabilities estudou por que os atletas com alguma deficiência têm menos acesso para praticar esportes do que os outros e a popularidade em torno das paraolimpíadas. Housing for Poor People questionou como a arquitetura pode contribuir para os projetos sociais e como podemos auxiliar pessoas com menos condições a ter um lugar bom para morar. Os alunos que se interessaram pelo tema Cyberbullying pesquisaram o seu impacto na sociedade, com o objetivo de ajudar crianças de todas as idades a lidar com seus sentimentos após sofrerem ataques digitais e enraizar que todos devem ter consciência do que postam. Sustainable Agriculture se baseou no impacto da agricultura na natureza e na saúde e o que as pessoas podem fazer a respeito. Para fechar os grupos do Y5A, os alunos que pesquisaram sobre The Importance of Snakes, ensinaram o que se deve fazer se vir uma cobra e qual o papel do seu veneno na medicina moderna.

Hackers foi o assunto de interesse dos alunos que gostariam de compreender como essas pessoas podem afetar a vida privada de outros indivíduos e como podemos nos proteger. Já o tema Food for Everybody trouxe informações sobre como a dificuldade de acesso aos alimentos pode ser devido à desigualdade do nosso mundo. Em Solar Eruptions and Radiation, o grupo pesquisou quais são os seus efeitos na terra e nos seres humanos e como podemos prevenir. Os alunos que se interessaram pelo tema Abandoned Animals and Therapy, procuraram entender as razões para que ocorram abandonos e como a terapia animal pode ser uma ferramenta útil. Na apresentação do Endangered and Extinct  Animals, o estudo se baseou no impacto dos humanos nos animais e o por que dos animais permanecem ameaçados.

Partindo do universo das artes, o Y5C optou por temas mais culturais. Em Animation, o foco foi mostrar o impacto positivo que a animação tem nas nossas vidas. O grupo que pesquisou sobre Cinema, mostrou como é possível ajudar outras pessoas a terem mais acesso aos cinemas e/ou teatros. Music Connecting People questionou como a música pode conectar países e culturas, e os alunos que estudaram sobre Arts, debateram sobre como algumas pessoas têm menos oportunidades de desenvolver seus talentos e ter acesso à arte. O último grupo optou por abordar sobre o tema Abandoned Animals, explicando que o abandono acontece porque algumas pessoas não tratam os animais como seres vivos.

Saving Animals abordou como funciona o teste em animais e o fato deles estarem se machucando e adoecendo por causa dos produtos testados nas fábricas. Em Sea Animals, os alunos falaram sobre como as ações humanas podem afetar a vida dos animais marinhos. O grupo Video Games in our lives, mostrou como o ato de jogar videogame pode mudar as pessoas, tanto física quanto emocionalmente. Technology and Medicine abordou o fato de que nem todo mundo têm acesso a uma tecnologia de qualidade na área da saúde e o que podemos fazer para ajudar esses hospitais. Para finalizar, os alunos que pesquisaram sobre Music Therapy mostraram como o tratamento pode ser útil em várias doenças, como a música influencia as pessoas e como a musicoterapia funciona.

Os alunos apresentaram todos os temas durante o Exhibition online para toda a comunidade escolar e foi como um rito de passagem rumo ao Ensino Fundamental II.

Outras notícias

18.03.2025

Professoras publicam livro de história infantil bilíngue

As professoras Isabel Ferreira e Thaiza Barros lançaram o livro ‘’Mia, Eu Mesma e o Sopro’’. [ ... ]

Leia mais

12.03.2025

Reflexões do SXSW EDU: Inovação, Conexão e o Futuro da Educação

Participar do SXSW EDU foi uma experiência inspiradora e transformadora, marcada por discuss [ ... ]

Leia mais

05.03.2025

Personal Inquiry Club

O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de in [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias