14.03.2024
A dependência tecnológica entre crianças e adolescentes tornou-se um tema de crescente preocupação e debate. Com o avanço exponencial da tecnologia digital, especialmente a proliferação de dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e computadores, temos observado um progresso na imersão da nova geração no mundo virtual, sendo que seu uso exagerado e sem limites tem provocado problemas de saúde mental, dificuldades de concentração, redução da interação social face a face e até mesmo impactos no desenvolvimento cognitivo e emocional.
Diante desse cenário, compreender as causas e os efeitos dessa dependência torna-se essencial para abordar os desafios que ela apresenta e encontrar estratégias eficazes para promover um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e outras atividades fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes.
O envolvimento ativo das famílias e o trabalho de conscientização na escola são fundamentais para enfrentar esse desafio e preparar as novas gerações para um equilíbrio saudável entre a vida online e offline. Com isso, iniciamos o TeenAge Talk e o Conference Cycle de 2024 com o tema “Dependência Tecnológica: novos desafios do século XXI”, com a presença do palestrante Cristiano Nabuco, psicólogo, professor e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho com pós-doutorado em Psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP. Cristiano é pioneiro no atendimento de pacientes dependentes de tecnologia e coordena o grupo PRO-AMITI-IPq/HCFMUSP. Além disso, é coordenador de cursos de especialização em Dependências Tecnológicas na Universidade de Caxias do Sul e em Terapias Cognitivas na PUC/PR. Atuou como consultor técnico para o Programa Reconecte do Governo Federal e junto ao Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU.
Nas palestras conduzidas para os alunos do Middle e Elementary School e para as famílias, Nabuco apresentou estudos de como nos relacionamos com a tecnologia, dados e pesquisas, mostrando como o tempo excessivo em telas e jogos acarreta efeitos negativos na memória, na concentração, nos relacionamentos, na autoestima, no sono, no aprendizado e no bem-estar. Cristiano apresentou dicas de um uso equilibrado e saudável das telas digitais, assim como a importância da supervisão das famílias e o que podemos esperar para a sociedade nos próximos anos em relação à tecnologia.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]