25.06.2021

Crianças do G4 estudam sobre mundo animal e divulgam suas descobertas em cartazes

“Students take action in response to their inquiries or motivation to make a positive difference, bring about positive change (Boix Mansilla, Jackson 2011) or further their learning. As an integral part of the learning process, action can be embarked upon at any point and can take many forms, depending on individual development, learning and experiences.”(www.ibo.org)

Quando os alunos do G4 (4 anos) começaram a investigar os animais dentro da Unidade de Investigação “Animals Around the World”, muitas crianças pensaram que os animais viviam em zoológicos. Assim sendo, os professores passaram a colocar no quadro as suas citações, perguntas, dúvidas, hipóteses e descobertas como forma de tornar visível o seu desenvolvimento e também de orientar o trabalho. Depois de investigar e aprender sobre os animais em toda a Unidade, eles revisaram o quadro para que as crianças pudessem verificar novamente suas próprias citações. 

Desse modo, muitos estímulos foram idealizados para incentivar a curiosidade e reflexão sobre o tema: conversas sobre zoológicos, uso de Google Maps para visualizar os habitats de cima, comparando os zoológicos de cima, atividades de artes com fotos de animais na selva e vídeo de animais nos zoológicos, livros relacionados ao tema, além de um jogo que criaram. Todas as atividades foram ministradas nos dois idiomas: inglês e português. Em alguns momentos, um professor iniciava um envolvimento em um estudo e o outro continuava, ou vice-versa; às vezes um lia uma história e falava com eles, e os outros participavam da conversa depois e assim por diante.

As crianças, então, escolheram onde colocar seus cartazes sobre a investigação dos animais. Duas delas deram a ideia de também levar os materiais para casa, para que pudessem mostrar à família, e uma ainda disse que queria colocar o cartaz “na entrada do zoológico pra todo mundo ver”. Pediram à professora que colocasse um pôster fora da escola para que as pessoas na rua também ficassem sabendo. Também foram feitas cópias para todas as crianças, e todas orgulhosamente as  levaram para casa em um envelope.

For early years students, the foundation of action comes from an understanding of self and responsibility towards relationships with peers and the wider community. Members of the learning community support this understanding by modeling the appropriate use of language and social behaviors. At this stage of development, action may start with small adjustments of behavior, which may include developing responsible dispositions towards themselves and others and making appropriate choices. Action is responsive to experiences that are personally meaningful and, as with all action, is authentic, reflective, and mindful.” (www.ibo.org)

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias