
22.04.2021
Por Bruna Cronfli
Bruna Melo, nossa coordenadora do Ensino Fundamental I, participou de um encontro virtual com Soraia Campos, gestora de projetos da Convivere Mais – responsável pela assessoria e formação do Programa de Ética da Beacon. O tema da live foi “Gestão Cooperativa: Práticas Democráticas que Potencializam a Transformação da Cultura da Escola”.
No último ano, diante dos impactos e das transformações no nosso modo de vida e de trabalhos acarretados pela pandemia, acolher e receber acolhida tornam-se dinâmicas cada vez mais presentes e necessárias nas nossas relações. O olhar de gestão de pessoas neste momento precisou considerar o bem-estar emocional da comunidade escolar e minimizar os impactos negativos da interrupção das aulas presenciais.
Bruna iniciou sua fala argumentando sobre como na Beacon temos estudado e refletido, na busca de uma autonomia moral dos alunos, mas lembrou que esses preceitos também devem valer para a equipe. O programa que adotamos na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, PYP (Primary Year Program), coloca o aluno como protagonista da aprendizagem e fomenta a investigação, a pesquisa e o foco nos conceitos e não nos fatos. Portanto, em nossa escola, a busca pela autonomia tem uma grande força.
Assim como nas áreas administrativas da escola, acreditamos que um bom gestor confia, dá espaço, dá voz, não deseja que a sua equipe dependa dele. A gestão colaborativa começa com uma quebra de paradigma, um mindset novo. Historicamente, os modelos de gestão foram centralizadores, mas atualmente procuramos um modelo de trabalho que valorize a troca, o suporte; não o poder, o controle, a hierarquia. Na gestão colaborativa prevalece a democracia, em que as relações são construídas e pautadas em confiança e parceria.
O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como essencial para o alcance das novas finalidades da educação, especialmente porque o trabalho na escola está focado no ser humano. Porém, sabemos que essa não é uma tarefa simples. Prevista pela Constituição Federal e pela LDB, a gestão democrática ou gestão cooperativa deve ser desenvolvida em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. Reconhecer o princípio da democracia e da cooperação na atuação gestora constitui uma das dimensões que contribui para a transformação da cultura da escola, fortalece o senso de comunidade, pertencimento e contribui para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que estudam na instituição.
O encontro reafirmou a responsabilidade de tornar a escola um local seguro e o papel da escuta e do diálogo como condição para que toda a comunidade educativa tenha um lugar de fala respeitado e considerado.
18.06.2025
Microviolências e ofensas nas relações sociais: como se naturalizam na adolescência e qual é o papel de pais e mães no seu combate
A Beacon recebeu a educadora, jornalista e escritora Carolina Delboni para conversar com fam [ ... ]
12.06.2025
Arraial 2025
O Arraial Beacon 2025 encantou a comunidade com uma celebração vibrante da cultura brasileir [ ... ]
06.06.2025
Sarau de Optativas 2025
O Sarau de Optativas é um convite ao encontro e à celebração da aprendizagem. Mais do que um [ ... ]