22.04.2021

Coordenadora do Fundamental I participa de live sobre Gestão Corporativa

Por Bruna Cronfli

Bruna Melo, nossa coordenadora do Ensino Fundamental I, participou de um encontro virtual com Soraia Campos, gestora de projetos da Convivere Mais – responsável pela assessoria e formação do Programa de Ética da Beacon. O tema da live foi “Gestão Cooperativa: Práticas Democráticas que Potencializam a Transformação da Cultura da Escola”.

No último ano, diante dos impactos e das transformações no nosso modo de vida e de trabalhos acarretados pela pandemia, acolher e receber acolhida tornam-se dinâmicas cada vez mais presentes e necessárias nas nossas relações. O olhar de gestão de pessoas neste momento precisou considerar o bem-estar emocional da comunidade escolar e minimizar os impactos negativos da interrupção das aulas presenciais.

Bruna iniciou sua fala argumentando sobre como na Beacon temos estudado e refletido, na busca de uma autonomia moral dos alunos, mas lembrou que esses preceitos também devem valer para a equipe. O programa que adotamos na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, PYP (Primary Year Program), coloca o aluno como protagonista da aprendizagem e fomenta a investigação, a pesquisa e o foco nos conceitos e não nos fatos. Portanto, em nossa escola, a busca pela autonomia tem uma grande força. 

Assim como nas áreas administrativas da escola, acreditamos que um bom gestor confia, dá espaço, dá voz, não deseja que a sua equipe dependa dele. A gestão colaborativa começa com uma quebra de paradigma, um mindset novo. Historicamente, os modelos de gestão foram centralizadores, mas atualmente procuramos um modelo de trabalho que valorize a troca, o suporte; não o poder, o controle, a hierarquia. Na gestão colaborativa prevalece a democracia, em que as relações são construídas e pautadas em confiança e parceria. 

O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como essencial para o alcance das novas finalidades da educação, especialmente porque o trabalho na escola está focado no ser humano. Porém, sabemos que essa não é uma tarefa simples. Prevista pela Constituição Federal e pela LDB, a gestão democrática ou gestão cooperativa deve ser desenvolvida em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. Reconhecer o princípio da democracia e da cooperação na atuação gestora constitui uma das dimensões que contribui para a transformação da cultura da escola, fortalece o senso de comunidade, pertencimento e contribui para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que estudam na instituição. 

O encontro reafirmou a responsabilidade de tornar a escola um local seguro e o papel da escuta e do diálogo como condição para que toda a comunidade educativa tenha um lugar de fala respeitado e considerado.

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