19.05.2023
Por Gabriel Oliveira
A especialista Katia Dantas conversou sobre a importância da aliança entre as famílias e a escola para a proteção integral de crianças e adolescentes, trazendo conceitos-chave para a identificação de abusos e situações que possam gerar traumas. Por meio de exemplos práticos, a palestrante e as famílias debateram diferentes formas de agir nesses casos.
Durante o evento, Katia desmistificou algumas visões equivocadas sobre trauma e abuso, relacionando o conteúdo com a Política de Safeguarding da Beacon. Além do ambiente escolar, o mundo digital também foi assunto da conversa. As famílias participaram ativamente da discussão sobre como estabelecer limites saudáveis no uso da internet, compartilhando suas experiências e ouvindo a especialista. A finalidade do encontro foi proporcionar uma visão reflexiva sobre a complexidade do abuso institucional e infantil.
Com 20 anos de experiência na prevenção e resposta à violência contra populações vulneráveis, Katia vem de uma trajetória de trabalho junto a organizações onde liderou esforços globais e regionais para prevenir e agir em casos de desaparecimento de crianças e adolescentes. Antes desse encontro com as famílias, Katia já havia feito uma palestra na Beacon no início do ano sobre proteção infantil. Todos os colaboradores, dos diferentes setores, participaram do evento.
Na Beacon, independentemente da função exercida, todos são considerados educadores, visto que na escola os funcionários atuam em prol do aluno. Sendo assim, foi apresentada no começo do ano a “Safeguarding Policy”, atualizada em 2022.
18.06.2025
Microviolências e ofensas nas relações sociais: como se naturalizam na adolescência e qual é o papel de pais e mães no seu combate
A Beacon recebeu a educadora, jornalista e escritora Carolina Delboni para conversar com fam [ ... ]
12.06.2025
Arraial 2025
O Arraial Beacon 2025 encantou a comunidade com uma celebração vibrante da cultura brasileir [ ... ]
06.06.2025
Sarau de Optativas 2025
O Sarau de Optativas é um convite ao encontro e à celebração da aprendizagem. Mais do que um [ ... ]