02.07.2021
Por Matheus Alves
No último Café & Educação do 1º semestre de 2021, em colaboração com a Ana Luiza Pereira, coordenadora de Student Well-being Center, a professora Denise Max apresentou seu trabalho nas aulas de Social and Emotional Learning (SEL) para os alunos do Ensino Fundamental I (Y1 a Y5).
Antes de tratar propriamente sobre as aulas de SEL, as palestrantes destacaram os valores e a missão da escola, que norteiam o trabalho da Beacon, ainda mais quando se trata da recém-criada área de Student Well-Being Center, da qual as aulas de SEL fazem parte. Para ilustrar isso, foi usado como exemplo o programa de Convivência Ética da Convivere+, que tem como objetivo a construção de um ambiente sociomoral mais cooperativo, e para isso, trás formação para todos os colaboradores, tanto do pedagógico como do administrativo.
Para introduzir a discussão sobre o que é o Social and Emotional Learning, foi apresentada a organização americana CASEL, que é o principal centro de estudos de SEL do mundo. Esta defende a importância do trabalho socioemocional por meio do desenvolvimento de cinco principais competências: autoconhecimento, autorregulação, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisões responsáveis.
“A aprendizagem socioemocional é parte integrante da educação e do desenvolvimento humano. É o processo pelo qual crianças, jovens e adultos adquirem e aplicam conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções, alcançar objetivos pessoais e coletivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos de apoio e tomar decisões responsáveis e cuidadosas”, afirma Denise.
Com isso, a professora apresentou os temas do 1º semestre e que serão trabalhados no 2º semestre, e explicou que estes não são compartimentados e sim interligados, voltando para assuntos já tratados anteriormente com frequência ou trabalhando mais de um tema ao mesmo tempo. Além de expor as características de suas aulas e os métodos utilizados, como: rodas de conversa, literatura, role play, situações hipotéticas, vídeos, brincadeiras e trabalhos em grupo.
Ao fim, antes de liberarem para perguntas ou comentários dos participantes, as palestrantes evidenciaram que essas competências socioemocionais podem ser ensinadas, praticadas e aprendidas, tanto que já enxergaram frutos desse trabalho nas falas dos alunos.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]