
02.07.2021
Por Matheus Alves
No último Café & Educação do 1º semestre de 2021, em colaboração com a Ana Luiza Pereira, coordenadora de Student Well-being Center, a professora Denise Max apresentou seu trabalho nas aulas de Social and Emotional Learning (SEL) para os alunos do Ensino Fundamental I (Y1 a Y5).
Antes de tratar propriamente sobre as aulas de SEL, as palestrantes destacaram os valores e a missão da escola, que norteiam o trabalho da Beacon, ainda mais quando se trata da recém-criada área de Student Well-Being Center, da qual as aulas de SEL fazem parte. Para ilustrar isso, foi usado como exemplo o programa de Convivência Ética da Convivere+, que tem como objetivo a construção de um ambiente sociomoral mais cooperativo, e para isso, trás formação para todos os colaboradores, tanto do pedagógico como do administrativo.
Para introduzir a discussão sobre o que é o Social and Emotional Learning, foi apresentada a organização americana CASEL, que é o principal centro de estudos de SEL do mundo. Esta defende a importância do trabalho socioemocional por meio do desenvolvimento de cinco principais competências: autoconhecimento, autorregulação, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisões responsáveis.
“A aprendizagem socioemocional é parte integrante da educação e do desenvolvimento humano. É o processo pelo qual crianças, jovens e adultos adquirem e aplicam conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções, alcançar objetivos pessoais e coletivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos de apoio e tomar decisões responsáveis e cuidadosas”, afirma Denise.
Com isso, a professora apresentou os temas do 1º semestre e que serão trabalhados no 2º semestre, e explicou que estes não são compartimentados e sim interligados, voltando para assuntos já tratados anteriormente com frequência ou trabalhando mais de um tema ao mesmo tempo. Além de expor as características de suas aulas e os métodos utilizados, como: rodas de conversa, literatura, role play, situações hipotéticas, vídeos, brincadeiras e trabalhos em grupo.
Ao fim, antes de liberarem para perguntas ou comentários dos participantes, as palestrantes evidenciaram que essas competências socioemocionais podem ser ensinadas, praticadas e aprendidas, tanto que já enxergaram frutos desse trabalho nas falas dos alunos.
16.05.2025
Y1 visita Fazenda Santa Adelaide
Como parte da Unidade de Investigação “Schools”, os alunos do 1º ano (Y1) visitaram a Fazend [ ... ]
07.05.2025
Atividade do Y10 explora a História da Terra na prática
Na disciplina de Geografia, durante a unidade “A relação entre sociedade e natureza [ ... ]
29.04.2025
Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs
Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]