01.10.2020
A terceira live da nova temporada do Beacon Talks, realizada em 30 de setembro, esclareceu sobre a dinâmica de ensino do Diploma Programme, do International Baccalaureate. Para abordar o assunto, a convidada para a conversa foi a coordenadora do Diploma Programme – IB do Ensino Médio da Beacon School, Karine Vairo, que conversou com uma das diretoras pedagógicas da escola, Audrey Peverelli.
O tema teve foco em uma fase importante para os adolescentes: o Ensino Médio, que terá início na Beacon em 2021, propondo como marcas a capacitação do jovem para fazer escolhas, além de promover múltiplas oportunidades para o exercício da cidadania e autonomia com um programa acadêmico desafiador.
Dando início à transmissão, a coordenadora esclareceu sobre o Bacharelado Internacional, em inglês International Baccalaureate (IB), certificado de ensino global e multilíngue. O IB é dividido em quatro programas educacionais: Anos Primários, Ensino Médio, Carreiras e o Programa de Diploma, ou Diploma Programme, adotado pela Beacon, que, por meio de uma qualificação internacionalmente aceita, prepara os alunos para o ingresso no ensino superior, com atenção às questões nacionais, o que garante um amplo leque de possibilidades acadêmicas.
“Essa integração permite que os alunos cursem as disciplinas obrigatórias e façam escolhas de seus percursos acadêmicos com autonomia, se moldando às áreas de maior interesse”, explica Karine.
Os três elementos centrais (Core Elements) do DP adotado na Beacon são o projeto de texto dissertativo (Extended Essay), na qual os alunos se envolvam em pesquisas independentes sobre algum assunto relacionado a uma das disciplinas do DP que estajam estudando; a Teoria do Conhecimento (Theory of Knowledge – TOK), que propõe uma reflexão sobre a natureza do saber e desenvolve uma abordagem que unifica as disciplinas acadêmicas; e a Criatividade, Ação, Serviço (CAS), atividades e projetos desenvolvidos pelos alunos, seguindo esses três elementos, que aprimoram o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal por meio da aprendizagem experimental.
Karine explica também que, durante o programa, além das matérias obrigatórias do currículo brasileiro, os alunos podem escolher até, pelo menos, cinco dos seis grupos de disciplinas. No final do programa, para aprovação, os alunos devem alcançar um mínimo de 24 pontos.
Outra questão durante a live fez referência aos alunos que querem cursar universidades no Brasil. Karine explicou que, atualmente, instituições renomadas brasileiras aceitam candidatos que tenham cursado o Diploma Programme, que encoraja os alunos a desenvolverem o pensamento crítico, a independência, a consciência individual e coletiva, por meio de um “programa denso e rigor acadêmico” para “ensinar para a vida”
Outro ponto da live reiterado tanto por Audrey quanto por Karine foi sobre o acolhimento aos alunos durante o Ensino Médio, por meio de programas de tutoria individual – esse com professores das áreas específicas do interesse do aluno, além da orientação para a carreira e escolha de universidade “A escola oferece todo o apoio necessário e, durante toda a trajetória, ele não estará sozinho”, completa.
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