03.06.2019
A 1ª Feira de Ciências da Beacon contou com o engajamento dos alunos do Ensino Fundamental I e II, que começaram as pesquisas e a preparação dos projetos no início do ano. Durante a semana do evento, eles também participaram de workshops ministrados por profissionais da área.
O 5º ano e 6º ano (Y5 e Y6) receberam a visita da microbiologista Carolina Berra, que explicou o que são os microorganismos, seus benefícios e malefícios ao nosso corpo. Já o 7º ano e 8º ano (Y7 e Y8) aprenderam sobre o Acidente de Chernobyl e sobre Energia Nuclear, com o químico Rafael Garcia. Por último, um pai de aluno, Vinicius Soares, falou sobre Descobertas ao Acaso com as turmas do 3º ano (Y3).
Além dos ensaios e da montagem dos estandes, a feira contou com uma visitação interna para funcionários e alunos de todas as séries e se encerrou com a visitação dos pais. Os alunos estavam absolutamente entusiasmados com a apresentação, apropriados do conteúdo e envolvidos com o processo de investigação. Os visitantes ficaram impressionados com o resultado. Os trabalhos, experiências e fotos estavam expostos por vários espaços da escola e os estandes no auditório estavam divididos entre três grandes temas: “Terra e Universo”, “Vida” e “ Matéria e Energia”.
Tendo em vista a primeira Feira de Ciências da Beacon, durante a semana de planejamento em janeiro, os professores do Ensino Fundamental I e II participaram de uma formação profissional sobre o método científico.
A partir dessa formação, eles se prepararam para uma construção coletiva e transdisciplinar do processo de pesquisa e investigação das turmas do 1º ano ao 8º ano (Y1 a Y8). Com a duração de 4 meses, os alunos vivenciaram as etapas do trabalho, tendo como ponto de partida a escolha do tema. A seleção do conteúdo surgiu baseada na experiência vivenciada por eles, a partir de uma curiosidade que já tinham, ou ainda na linha de pesquisa relacionada à Unidade de Investigação em curso.
O próximo passo foi a elaboração de uma pergunta norteadora. Os alunos tentaram respondê-la, o que se configurou como o levantamento de hipóteses. Em seguida, realizaram experiências e pesquisas em livros e na internet para validar sua hipótese. Partiram para a redação das informações e descobertas, detalhando as etapas do método científico e dos procedimentos de pesquisa. A partir daí, decidiram se fariam um produto final e iniciaram o ensaio para a apresentação.
O trabalho contou com a participação e colaboração de professores de todas as áreas. Os alunos se envolveram com o tema em várias aulas, como o trabalho com a língua inglesa, por exemplo, quando aprenderam o vocabulário científico e leram textos de gênero informativo. Em Matemática, elaboraram gráficos e tabelas e trabalharam com análise de dados. Nas aulas de Design LAb, montaram protótipos para seus projetos. Foi um evento de grande engajamento que resultou em descobertas incríveis.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]