10.05.2021
Por Bruna Cronfli
O afastamento prolongado da escola presencial afetou, principalmente, as crianças da rede pública, que além da dificuldade de acesso à internet, foram privadas de contato com os livros.
Para as crianças, aprender a ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. O contato com os livros e a interação com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar, além de estimular a criatividade, favorecer a aquisição de cultura, melhorar a escrita e incentivar a imaginação.
Pensando nisso e comprometida com a responsabilidade social, a Beacon está apoiando o movimento Leve História, uma iniciativa voluntária, apartidária e sem fins lucrativos que pretende sensibilizar comunidades escolares da rede particular para o agravamento da desigualdade social.
“Diante desse cenário estamos convocando famílias com farto acesso à literatura, para doarem livros a crianças e jovens de baixa renda. Acreditamos que a circulação e a distribuição gratuita de livros ajuda no resgate do interesse e da curiosidade dos alunos afastados da escola durante a pandemia e pode fazer a diferença no combate à evasão escolar. Assim, transformamos literatura em presente, desejo, afeto”, segundo o movimento.
Os livros, usados e em bom estado, são doados para os alunos de comunidades carentes. As instituições parceiras, escolas públicas, ONGs e bibliotecas comunitárias, atuam como intermediários para que as histórias cheguem às crianças.
Em volta dos livros, surgem momentos de leitura e encantamento e assim, além de promover leitura e letramento, o movimento une comunidades escolares (pública e privada) em torno de um projeto solidário e promove reflexões e atitudes necessárias e urgentes previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Compreender a importância dos livros e da leitura na educação infantil é uma atitude necessária não somente para educadores e instituições de ensino, os responsáveis também devem estar cientes dos benefícios conquistados com a prática da leitura. Além de apoiar a causa e ajudar na campanha, os alunos estão fazendo dedicatórias nos livros como um gesto de carinho e solidariedade. Juntos, alunos, famílias e escola, podem fazer a diferença na educação de muitas crianças em um exercício importante de cidadania, empatia e cooperação.
Se quiser fazer parte do movimento ou saber um pouco mais, entre em contato pelo email: movimentolevehistoria@gmail.com ou acompanhe pelas as redes sociais @leve.historia.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]