
14.06.2023
A festa junina da Beacon é um evento organizado pela comunidade para a comunidade. Com o compromisso de ser uma escola de identidade brasileira que valoriza a cultura popular do país, alunos, familiares, colaboradores e professores se mobilizaram para preparar uma celebração especial na segunda edição após a pandemia.
Neste ano, buscamos uma proposta ampla, que fosse ao mesmo tempo atual e desse visibilidade à nossa rica cultura. Foi assim que chegamos ao tema “Amazônia – uma floresta de tradições”. Entendemos que debaixo dessa floresta poderíamos trabalhar diferentes subtemas que se conectam com diversas áreas do saber, de conceitos e das Unidades de Investigação. Abordamos desde os fazeres tradicionais das culturas indígenas e ribeirinhas, passando pelas questões da natureza e ecologia, até chegar aos problemas que envolvem a preservação e o desenvolvimento sustentável.
As disciplinas de Visual Arts, Music e P.E. trabalharam de forma integrada de G1 a Y7, trazendo intersecções entre suas linguagens.
De G1 a G4, as crianças participaram de vivências musicais e artísticas que os aproximaram da festa junina e seus festejos a partir de músicas e brincadeiras da cultura tradicional brasileira, que embora tenham sido ensaiadas previamente, não buscaram o rigor de uma apresentação e sim o prazer e o sentido de participação desta grande festa.
De G5 a Y5, cada série teve seu ritmo, garantindo assim que os alunos conhecessem e vivenciassem diversas culturas durante seu percurso escolar.
Visual Arts trouxe abordagens que interagiram com o tema e colaboraram nos adereços referentes às danças. P.E. trabalhou movimentos corporais necessários às danças como lateralidade, impulso, deslocamentos no espaço e outros como forma de organizar e sistematizar os movimentos
Já o Y6 trabalhou no grande projeto de desenvolvimento de padrões. Uma das referências-chave foi a padronagem indígena utilizada para pintura corporal e de objetos, como observado no povo Asurini. O resultado desta produção será apresentado na próxima edição da Beacon Visual Art Show.
O Y7 teve como projeto os vários ritmos do Brasil. Os alunos optaram pela cultura de interesse, pesquisaram sobre ela e escolheram uma música que representa esta manifestação. Trabalharam musicalmente aprendendo a tocar e cantar e finalizaram no dia da festa fazendo a abertura das danças de cada série.
Este ano, a Rifa Solidária teve como objetivo arrecadar verba para o Instituto Beacon. O valor contribuiu para as viagens de Estudo do Meio dos alunos bolsistas do Projeto Jatobá, que identifica jovens talentos da rede pública de ensino e proporciona a eles o aprimoramento de seus conhecimentos acadêmicos.
A Rifa Solidária contou com a contribuição de mais de 5.300 pessoas e, junto com o Desafio Quem Doa Mais, arrecadou mais de R$70 mil, integralmente doados ao Instituto. O envolvimento de todos nessas ações certamente contribuiu para enriquecer e desenvolver a comunidade Beacon e a nossa sociedade.
Confira mais informações sobre o Instituto Beacon e o Projeto Jatobá clicando aqui.
16.04.2025
Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design
O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]
10.04.2025
U-Day 2025
A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]
02.04.2025
Student Council
Recentemente, o Ensino Fundamental I realizou sessões do Student Council, no qual os alunos [ ... ]