15.06.2021

Arraial 2021 mantém as tradições respeitando os protocolos

Por Bruna Cronfli

Tradicionalmente o Arraial da Beacon é visto como um dos maiores e mais importantes eventos da escola. Carregado de significado, aprendizado, música e brincadeiras, a festividade traz alegria, confraternização e conhecimento para nossa comunidade.

Este ano não foi diferente! Apesar das limitações impostas pela pandemia, mantivemos a convicção de valorizar nossas raízes brasileiras, oferecendo um rico repertório cultural a todas as faixas etárias, de G2 a Y10.

Ao longo do mês de maio, os alunos foram expostos a uma variedade de atividades relacionadas a temas juninos, como contos de histórias de tradição oral; preparo de receitas típicas; confecção de bandeirinhas e outros tipos de decoração; exposição a ritmos, instrumentos e danças populares. Além disso, a marca original do Arraial da Beacon é celebrar, a cada ano, um compositor ou compositora, intérprete, movimento ou gênero musical brasileiro. Em 2021, escolhemos Jackson do Pandeiro, um importante instrumentista, compositor e cantor que gravou uma série de forrós e sambas e ajudou a popularizar a cultura nordestina.

A comemoração desta vez foi totalmente voltada aos alunos, durante o período de aula presencial e seguindo os protocolos de saúde. Durante a semana junina, os alunos puderam realizar uma apresentação de dança ao som de Jackson do Pandeiro, com outra turma como espectadora. Vestidos com trajes típicos, participaram de momentos de diversão com as tradicionais “Pescaria”, “Boca do Caipira”, “Rabo no Burro”, entre outras brincadeiras. Tudo isso, claro, combinado a um lanche com pratos típicos deliciosos preparados pelos nossos fornecedores Capim Santo e Sodexo, servidos em porções individuais, respeitando as orientações sanitárias.

E como não poderia faltar, seguimos buscando um olhar coletivo e afetuoso, de mais empatia e amor ao próximo. Reiteramos alguns de nossos valores centrais: a Solidariedade e a Consciência Ética por meio das ações sociais da festa. Usando a visibilidade do evento, os alunos pesquisaram instituições para fazer uma doação e escolheram o Instituto Este LAR, que fica em Alagoa Grande – PB, cidade natal do homenageado Jackson do Pandeiro. A meta era arrecadar R$ 30 mil para ajudar a ONG a promover educação profissionalizante, saúde e apoio familiar a pessoas em situação de pobreza e risco. Graças a união da comunidade escolar, o valor foi superado e foram doados R$ 32 mil.

O Arraial é uma grande oportunidade de aprendizado e enriquecimento cultural, além de promover o estreitamento de vínculos e ajudar a consolidar uma integração significativa e favorável ao desenvolvimento socioafetivo.

Outras notícias

18.06.2025

Microviolências e ofensas nas relações sociais: como se naturalizam na adolescência e qual é o papel de pais e mães no seu combate

A Beacon recebeu a educadora, jornalista e escritora Carolina Delboni para conversar com fam [ ... ]

Leia mais

12.06.2025

Arraial 2025

O Arraial Beacon 2025 encantou a comunidade com uma celebração vibrante da cultura brasileir [ ... ]

Leia mais

06.06.2025

Sarau de Optativas 2025

O Sarau de Optativas é um convite ao encontro e à celebração da aprendizagem. Mais do que um [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias