24.03.2021
Por Bruna Confli
Considerando o conteúdo do Egito Antigo abordado na disciplina de História, os alunos do 1º ano do Ensino Médio (Y10) foram convidados a pesquisar sobre diferentes sistemas de numeração, da época e atuais, nas aulas de Matemática.
Durante as aulas de História, eles aprenderam sobre como as expedições napoleônicas no século XIX possibilitaram a redescoberta do antigo reino dos faraós e suas conexões com o mundo grego. Também pesquisaram como a pedra de Rosetta possibilitou a tradução de diversos textos egípcios, entre eles, o papiro matemático de Rhind. Nas aulas de Matemática, eles foram divididos em grupos para pesquisarem os seguintes temas: papiro de Rhind, papiro de amós, sistemas numéricos egípcios, frações egípcias e numerais hindu-arábicos.
Dessa forma, após compararem o sistema numérico do Egito com o sistema hindu-arábico de numeração, os alunos criaram uma apresentação com as descobertas. Com o objetivo de desenvolver habilidades sociais, de pesquisa, autogestão, comunicação e de pensamento, a professora distribuiu papiros com diferentes problemas para que em grupos, os alunos pudessem resolvê-los.
Por que estes problemas foram criados? Como eles foram resolvidos com outro sistema numérico? Ainda são válidos? Quais foram as dificuldades para resolvê-los? Estas foram algumas das perguntas levantadas para que juntos pudessem aprofundar a discussão sobre formas de resolução e outros conceitos matemáticos.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]