
21.04.2023
Por Gabriel Oliveira
A partir das provocações lançadas em sala de aula, o 9º ano (Y9) visitou Brasília e a Chapada dos Veadeiros para o aprofundamento do Contexto Global sobre Justiça Social e Desenvolvimento.
Ao todo, o projeto envolveu quatro disciplinas. Lab Skills desenvolveu a epistemologia do método científico, as diferentes maneiras de se coletar e trabalhar com dados e pesquisas. Em Português, os alunos leram “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e “O Quarto de Despejos”, de Maria Carolina de Jesus, ambas literaturas que potencializam um olhar crítico diante da desigualdade social. Já nas disciplinas de História e Geografia, os estudantes se debruçaram sobre a República do Brasil e sobre a urbanização, compondo um repertório teórico que serviu de base para o Estudo do Meio.
O projeto interdisciplinar exigia dos alunos, com o apoio de uma apostila de estudo, a escolha e análise crítica de um assunto com limitação geográfica em Brasília. Divididos em grupo, eles pensaram em temas que passavam por questões sociais como desigualdade social, desigualdade de gênero e outros que tinham como foco o próprio espaço urbano. Ao visitar o Vale da Lua, o Museu Vivo da Memória Candanga, a Câmara dos Deputados e a Ceilândia, os alunos vivenciaram ambientes distintos o suficiente para que pudessem elaborar um tema de maior interesse. Apesar do material pedagógico de orientação, a independência na escolha do assunto e nda abordagem dele foi um valor preservado no processo. Guiados pelo currículo do MYP (Middle Years Programme-IB), os statement inquiry foram motins para a pesquisa de campo.
O Estudo do Meio foi uma oportunidade não apenas do ponto de vista pedagógico, mas do exercício da cidadania. Durante as duas audiências do Congresso, eles presenciaram o momento histórico da fala de Sônia Guajajara, ministra dos Povos Originários, e contribuíram com reflexões sobre os impactos da inteligência artificial na propriedade intelectual. A sustentabilidade e preservação foram os temas abordados na Chapada dos Veadeiros, onde os alunos participaram de atividades com ONGs para encerrar a viagem.
18.03.2025
Professoras publicam livro de história infantil bilíngue
As professoras Isabel Ferreira e Thaiza Barros lançaram o livro ‘’Mia, Eu Mesma e o Sopro’’. [ ... ]
12.03.2025
Reflexões do SXSW EDU: Inovação, Conexão e o Futuro da Educação
Participar do SXSW EDU foi uma experiência inspiradora e transformadora, marcada por discuss [ ... ]
05.03.2025
Personal Inquiry Club
O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de in [ ... ]