26.11.2019

Alunos de 5º ano criam app sobre ameaças que vêm do espaço

Um grupo de alunos de 5º ano (Y5) levantou um problema sobre ameaças que vêm do espaço e após investigar formas de solucioná-lo criaram um aplicativo para divulgar informações úteis às pessoas sobre o tema. 

Em julho deste ano, por exemplo, um asteroide chamado “2019 OK” passou muito próximo à Terra, a uma distância de apenas 46.000km. Ele tinha de 57 metros a 113 metros de largura, ou seja, poderia ter causado grandes danos à população. Os asteroides não são as únicas ameaças que vêm do espaço. Há também explosões solares, lixo espacial, explosões de raios gama, nuvens de poeira interestelar e supernovas. Pesquisando sobre este assunto e fazendo levantamento de dados com a comunidade escolar, os alunos perceberam que a maior parte das pessoas desconhecem essas ameaças e se mostraram surpresas com as informações.

Os alunos, então, determinaram o tema “Threats to Earth from Space” para o Exhibition, que é o trabalho de conclusão do PYP (Primary Years Programme), e se empenharam em convencer os governos a investir em tecnologias para proteger a Terra. Eles pesquisaram sobre quais são essas ameaças, o que elas podem causar e a responsabilidade de informação à população.

Após muito estudo e devido ao alarmante dado de desconhecimento, concluíram que a ação cabível seria enviar uma carta ao órgão responsável. Enviaram então, à AEB – Agência Espacial Brasileira – uma mensagem pedindo auxílio. Tiveram a iniciativa de se antecipar e criar um aplicativo que contém informações sobre as ameaças, curiosidades, vídeos interessantes, um canal de perguntas e respostas, além de link direto com páginas da AEB, NASA e ESA.

Para a surpresa e a satisfação do grupo e de sua mentora, a professora Aline Gomes, a ouvidoria  da AEB respondeu ao e-mail com prontidão.

Resposta da AEB

Prezada Aline e demais alunos do 5º ano da Beacon School,

Agradecemos o registro da manifestação de vocês e o interesse nas atividades vinculadas ao Programa Espacial Brasileiro, temos certeza que o sucesso do Programa acontece por meio do reconhecimento de seus benefícios por parte da sociedade.

Em resposta, transmitimos abaixo as informações fornecidas pela Coordenação de Satélites e Aplicações, unidade responsável pelo tema:

  1. Em atenção à sua solicitação, informamos que será solicitada ao setor de comunicação social da AEB a realização de atividade na qual será divulgado o aplicativo desenvolvido.
  1. Salientamos que, em 2019, dois eventos que abordam os temas de detritos espaciais e ambiente espacial foram realizados na AEB. Com efeito, estes dois eventos marcam o início da campanha de conscientização sugerida.

Sem mais para o momento, informo que a AEB está à disposição para auxiliar no que for necessário.

Outras notícias

29.04.2025

Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs

Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]

Leia mais

16.04.2025

Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design

O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]

Leia mais

10.04.2025

U-Day 2025

A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias