15.04.2021
Por Bruna Cronfli
As turmas de 3º ano (Y3) concluíram a Unidade de Investigação “We Can Change the World”, em que a ideia central era pesquisar sobre as pessoas que mudaram o mundo e como cada aluno se identifica e se inspira nelas.
Como disparador para as primeiras discussões, os professores apresentaram o mapa-múndi, que proporcionou o uso da rotina do “deslumbramento”. Depois que todos tiveram a chance de apresentar hipóteses e descobertas sobre as personalidades distribuídas, alguns questionamentos foram levantados para que os alunos pudessem ir além na reflexão: Por que essas pessoas eram importantes? Quais outras pessoas você conhece que também fizeram algo importante para o mundo? O que fizeram? Como continuam influenciando ou impactando outras pessoas a também fazerem a diferença? E, você, o que já fez que considera importante?
Com base nessas perguntas, os alunos fizeram uma lista das personalidades que desejavam pesquisar: Frida Kahlo, Nelson Mandela, Malala, Albert Einstein, entre outros.
Em História, eles foram convidados a identificar, por meio da pesquisa, os marcos históricos do lugar em que vivem e a compreender os seus significados. Nesse processo, investigaram como diferentes grupos elegem heróis e se esquecem de outros, observando as lutas travadas em torno de reconhecimento e esquecimento de figuras que apareceram ao longo da história.
O livro de leitura compartilhada escolhido foi “Madiba, o Menino Africano”, de Rogério Andrade Barbosa, que conta a história de Nelson Mandela. A leitura descortinou para muitas crianças temas ainda desconhecidos para elas: o continente africano, sua localização no globo terrestre, a África do Sul e sua cultura, línguas, histórias, tudo isso sob a ótica da vida de um menino africano: o Rolihlahla.
A literatura no Y3 emerge, assim, como estranhamento e desautomatização da realidade. Em companhia dos personagens, os alunos mergulharam no universo sul-africano, refletiram sobre como as pessoas podem e devem estranhar culturas de preconceitos e vivenciaram conflitos e escolhas de como transformar a sociedade pelo caminho da paz. Neste percurso, tiveram a oportunidade de conhecer Nadia Ayres, sul-africana e funcionária da Beacon, para contar sua experiência com o Apartheid.
Para concluir e celebrar as descobertas, as turmas de Y3 foram convidadas para uma sessão de cinema com apresentação do filme “Invictus”, momento em que puderam acompanhar a postura e as escolhas de Nelson Mandela após a saída da prisão, como presidente da África do Sul.
Como se vê, em todas as etapas da Unidade de Investigação “We Can Change the World”, os alunos puderam conhecer, pensar, refletir, passando pelos temas transdisciplinares e fazendo escolhas dentro das linhas de investigação. Desse modo, puderam aplicar os conceitos-chave às pesquisas, relacioná-los aos trabalhos e apreciações, fossem eles desenvolvidos em grandes e pequenos grupos ou individualmente, observando e colocando em prática os atributos dos Learner Profiles.
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