
28.05.2020
O economista José Roberto Mendonça de Barros foi o convidado para a edição do Beacon Talks com o tema “Impactos da crise atual sobre as pessoas e as empresas”. A conversa foi com a diretora Luciana Leite, que abordou questões como aprendizados da pandemia e como a sociedade precisará mudar para se adaptar a uma nova realidade.
Para Mendonça de Barros, que é sócio-diretor da MB Associados e ex-professor de Economia da USP, neste momento, a principal característica que se revela é a humildade. “Não sabemos como o vírus funciona, não há vacinas ou remédios, e temos de admitir que não sabemos o que fazer com certeza”, disse.
Ele acredita que as pessoas sairão dessa experiência diferentes como cidadãos, como consumidores e como profissionais. A começar por uma mudança de valores. “As pessoas terão desejos mais simples, como ir ao parque e estar próximas da natureza. Elas também irão valorizar mais a própria casa, pois, mesmo após a pandemia, haverá um maior conforto em estar em casa, em círculos menores e mais conectados de relacionamento”, avalia o economista.
Já olhando como consumidor, Mendonça de Barros diz que deve haver uma reavaliação do processo de compra, da cadeia de sustentabilidade e da qualidade do produto. Tendências como a telemedicina, trabalho remoto, compras online e educação a distância devem permanecer, ainda que em um modelo híbrido com o presencial. Ele também espera um aumento da procura por produtos orgânicos e locais, atentando para a qualidade e o apoio aos pequenos negócios.
“A compra pela internet é praticamente unânime agora, ou seja, as pessoas pesquisam mais antes de tomar a decisão. Com isso, a fidelidade às marcas tende a diminuir, e as empresas terão de aprender a se posicionar nesse cenário. ”
O economista destaca ainda a crescente dimensão social das organizações, que cumprem seu papel social ao contribuírem para o enfrentamento da crise, sendo agentes de mudança. O mercado de trabalho deve buscar pessoas mais flexíveis, que consigam perceber soluções novas para os problemas e como se adaptar ao imprevisto e ao novo.
De acordo com Mendonça de Barros, é certa a queda no PIB brasileiro, assim como em boa parte das economias. Porém, devido às atividades comerciais e setores de destaque no país, como o agronegócio, ele espera uma retomada mais rápida do que outras nações.
Acesse aqui o vídeo com o bate-papo na íntegra.
29.04.2025
Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs
Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]
16.04.2025
Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design
O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]
10.04.2025
U-Day 2025
A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]