26.09.2023
Com o tema “Construindo habilidades do futuro”, foi realizado no último dia 15 de setembro, em São Paulo, a segunda edição do Sejunta’s Education Summit, evento referência sobre tendências e aplicações de tecnologia em Educação no Brasil. A Beacon School marcou presença, juntamente a outras cerca de 50 instituições de ensino de Educação Básica referência de qualidade de todo o país.
A programação contou com jornadas de aprendizagem com diferentes especialistas do setor e teve como ponto alto trilhas. Foram doze sessões de trocas intensas durante oito horas de Summit. Em “Liderança de Gestão”, os assuntos voltados para gestores e mantenedores das escolas ficaram por conta de Processos, Comunicação com a comunidade escolar, excelência e sustentabilidade financeira.
Já na trilha de Liderança Pedagógica, destinada a diretores pedagógicos, os temas abordaram cultura organizacional, intercâmbio cultural na era digital, desenvolvimento de estudantes globais. Por fim, em “Liderança Técnica” que contou com a participação dos gestores de TI e demais responsáveis pelo parque de equipamentos da instituição de ensino, os assuntos se voltaram para inteligência artificial, gerenciamento de dispositivos e administração de múltiplos devices em ambiente híbrido.
Alinhada aos novos desafios da tecnologia, Agnes Nicola, head de tecnologia na escola paulista Beacon School, abriu a agenda de palestras voltadas a Liderança Técnica com uma apresentação sobre a administração de múltiplos devices em um ambiente híbrido.
Responsável pelas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia Educacional (TE), Nicola pontuou a importância do alinhamento entre tecnologia e o Projeto Político Pedagógico da instituição. Na Beacon School, há a iniciativa “bring your own device” (traga seu próprio aparelho eletrônico), o que exige muita organização por parte do TI com a administração de diferentes tipos de equipamentos.
Orientando as equipes técnicas, pontuou que a formação dos pais e responsáveis dos alunos é essencial para a melhor utilização de plataformas heterogêneas. Para ela, é essencial fornecer uma infraestrutura tecnológica com um treinamento segmentado entre as redes de cada aparelho, trabalhar a largura de banda, além de alinhar normas de segurança e privacidade, definir expectativas de aprendizagem e criar políticas para dispositivos e códigos de conduta dos alunos.
Administrar múltiplos devices demanda “equipes de TI e TE com processos maduros e uma política que exija das famílias uma organização específica também, além de um ecossistema que possibilite toda essa solução”, concluiu a head de tecnologia.
O Summit da Sejunta conectou educadores e profissionais de instituições de ensino parceiras para o compartilhamento de experiências, casos de sucesso e desafios. Unidas na busca por compreender e trabalhar as habilidades para o futuro da melhor forma em nossas salas de aula. “Eu vejo conexões sendo criadas, conexões que começam hoje, mas não acabam hoje. A gente criou esse laço entre a comunidade para que os participantes continuem conversando, trocando ideias e mudando a vida de alunos no Brasil inteiro”, concluiu Guilherme Camargo, CEO da Sejunta.
Sobre a Sejunta (https://sejunta.com.br/) – Fundada por Guilherme Camargo, a Sejunta é uma consultoria de tecnologia educacional que busca facilitar a introdução de tecnologia na aprendizagem. O objetivo da empresa é auxiliar na melhor utilização de produtos tecnológicos para fins pedagógicos, maximizando o ensino com foco no bom uso das ferramentas disponíveis. A equipe da Sejunta advoga a favor da transformação digital e dos potenciais e oportunidades que a tecnologia traz para instituições educacionais e corporativas.
29.08.2025
Open Infantil de Xadrez
No último sábado, a Beacon School sediou o Porto Track & Field Open Infantil de Xadrez, [ ... ]
26.08.2025
Sports Festival 2025
Entre 18 e 22 de agosto, o Sports Festival 2025 energizou o Middle e o High School com uma s [ ... ]
18.08.2025
First Alumni Reunion
No último sábado, a Beacon School realizou sua primeira Alumni Reunion, reunindo os formando [ ... ]