05.07.2021
Por Bruna Cronfli e Matheus Alves
O Armário Coletivo é uma das ações da Equipe de Sustentabilidade do BCIA (Beacon Community in Action) que propõe a circulação de uniformes usados para a reutilização dos próprios alunos.
Antes de virar um grande projeto, o Armário Coletivo era apenas uma pequena sala, onde os pais e mães voluntários separavam os uniformes usados para doação às famílias interessadas em recebê-los.
Uma mudança na perspectiva sobre a possibilidade de reutizar uniformes, antes considerados “velhos e inadequados”, foi sendo estabelecida pouco a pouco. Um dos principais fatores foi o fato dos uniformes ficarem sem uso, já que os alunos estavam apenas tendo aulas online. A pandemia trouxe ainda mais engajamento ao projeto, uma vez que as famílias haviam adquirido peças e seus filhos muitas vezes nem chegaram a usá-las.
O BCIA criou e compartilhou uma planilha para que os pais e responsáveis preenchessem de acordo com as peças de uniforme que os alunos estavam precisando. Dessa forma, minimizam a circulação dentro do Campus e facilitaram o acesso ao Armário.
Cerca de 400 ecobags foram preparadas com os uniformes requisitados e entregues, acompanhadas de uma carta, incentivando a continuidade do uso do Armário Coletivo (doe o que não serve mais, pegue o que precisa). Desde a manipulação inicial das peças até a montagem das sacolas, os voluntários seguiram rigorosamente os protocolos de higiene, inclusive, deixando as roupas em quarentena. As ecobags também foram confeccionadas e costuradas a partir de camisetas usadas.
Os novos alunos do G2 e G3, que ingressarão na Beacon no próximo semestre, irão receber a mochila da escola contendo um kit de roupas e uma mensagem em papel reciclado sobre os valores de sustentabilidade da escola. No início do segundo semestre será divulgado mais informações sobre a disponibilidade de peças para todos os alunos que precisarem.
Conforme as crianças vão crescendo, os pais devolvem os uniformes para o Armário Coletivo e solicitam tamanhos maiores, movimentando a coleta e distribuição.
No caso de agasalhos e camisetas que estão inadequados para uso dos alunos, as peças são ajustadas e customizadas para doação a instituições que cuidam de crianças carentes. Ao receberem as fotos das ONGs, a equipe de Sustentabilidade notou que os pequenos estavam calçando chinelos em locais com aspecto úmido. Assim, foi criada uma nova campanha “Como Aquecer os Pés”, que envolveu a doação de meias e calçados. Essa ação terá continuidade junto ao Armário Coletivo.
29.08.2025
Open Infantil de Xadrez
No último sábado, a Beacon School sediou o Porto Track & Field Open Infantil de Xadrez, [ ... ]
26.08.2025
Sports Festival 2025
Entre 18 e 22 de agosto, o Sports Festival 2025 energizou o Middle e o High School com uma s [ ... ]
18.08.2025
First Alumni Reunion
No último sábado, a Beacon School realizou sua primeira Alumni Reunion, reunindo os formando [ ... ]