24.11.2022
Por Lais Carvalho
Em continuidade às nossas ações sobre equidade racial e com a chegada da Copa do Mundo, tivemos um TeenAge Talk sobre Racismo no Esporte com Aranha, ex-goleiro de futebol. Símbolo no combate ao racismo, foi premiado pelo Ministério dos Direitos Humanos. Autor dos livros “Brasil Tumbeiro” e “José do Patrocínio”, Mario Aranha conversou com os alunos do Ensino Fundamental II presencialmente e teve um encontro online com as famílias e funcionários da escola.
O racismo estrutural e a forma como ele impacta a vida de Aranha e de tantas outras pessoas foi discutido com os alunos por meio de exemplos de sua trajetória. Ele contou que foi agredido por policiais por estar encostado em um carro e também que entregava jornais quando era adolescente. Os relatos causaram espanto nos alunos, que se surpreenderam ao saber que muitas das notícias narradas são reais.
Várias histórias sobre o racismo no futebol e no esporte foram compartilhadas, bem como sobre o racismo recreativo, o qual parece inofensivo. No entanto, Aranha instigou os alunos a pensarem sobre quais atitudes eles podem ter para combater o racismo. “Como tratam seus colegas? Como acolhem quem se sente diminuído? Quais oportunidades acham que podem oferecer para a sociedade e que ações já são capazes de fazer?”, questionou o ex-goleiro, encorajando a reflexão.
Foram conversas intensas e profundas que, com a leveza do futebol e das histórias de Aranha como plano de fundo, deram visibilidade ao racismo e trouxeram alunos e familiares a refletir sobre como podemos ser agentes de mudança positivas.
29.08.2025
Open Infantil de Xadrez
No último sábado, a Beacon School sediou o Porto Track & Field Open Infantil de Xadrez, [ ... ]
26.08.2025
Sports Festival 2025
Entre 18 e 22 de agosto, o Sports Festival 2025 energizou o Middle e o High School com uma s [ ... ]
18.08.2025
First Alumni Reunion
No último sábado, a Beacon School realizou sua primeira Alumni Reunion, reunindo os formando [ ... ]