13.11.2019
Como disse nosso palestrante convidado Luís Mauro Sá Martino, vamos dar um passeio pelas competências essenciais para a vida?
Em uma noite permeada por citações de filósofos e pensadores deste século e de séculos passados, fomos convidados a encarar as competências não como habilidades e sim como um modo de vida, como competências relacionais ligadas à formação do caráter, que se forma pelo ato, pela repetição diária.
O palestrante escolheu cinco competências daquelas em que considera essenciais: acolher antes de exigir, respeitar vulnerabilidades para desenvolver capacidades, distinguir os usos e sentidos do tempo, encontrar o outro na empatia e aprender outras verdades.
Com base nisso, ele falou sobre dar uma chance ao outro e sobre o entendimento de que a incompletude é uma eterna condição humana; a visão do outro para além dos estigmas que a sociedade impõe e reflexões sobre o tempo ser marcado por eventos e ser uma condição irreversível; a importância de saber escutar e de se colocar no lugar do outro e por fim a ideia de que o empecilho ao conhecimento é a certeza de que o ato de conhecer envolve reaprender sobre si mesmo.
Terminamos o passeio refletindo sobre o impacto e os benefícios dessas competências em nós, nossos filhos e nas nossas relações. Elas são importantes não só para vivermos melhor como também para nos preparamos para o futuro, em que as habilidades socioemocionais serão talvez as mais exigidas diante de uma sociedade cada dia mais digital e robotizada.
28.01.2026
Ínicio do ano letivo 2026: Formação de professores
O ano letivo de 2026 começou com um forte foco na colaboração, no crescimento e no alinhamen [ ... ]
22.01.2026
Aluno da Beacon conquista bolsa integral na University of Notre Dame
Começamos o ano letivo celebrando conquistas que traduzem, na prática, nosso compromisso com [ ... ]
06.01.2026
Beacon School é destaque na Exame por unir ensino global e identidade brasileira
A Beacon School foi convidada pela revista Exame para participar do videodocumentário Educaç [ ... ]