23.05.2025

Ex-aluno Beacon visita a University of Florida (UF)

Recentemente, Felipe Martins, um dos ex-alunos da Beacon visitou a Universidade da Flórida (UF), instituição que ele espera frequentar a partir do outono de 2025. Nessa viagem curta, mas muito proveitosa, muitos aspectos se destacaram sobre a universidade número 1 do estado da Flórida e a sétima melhor instituição pública dos Estados Unidos.

O primeiro aspecto que imediatamente impressiona os visitantes, especialmente aqueles que vêm do Brasil, é o tamanho da universidade. Com aproximadamente 60 mil estudantes (popularmente conhecidos como “gators”) atualmente matriculados, a UF ocupa quase metade da cidade de Gainesville, tanto em população quanto em área. A infraestrutura do campus é realmente impressionante: com inúmeros prédios de tijolos que abrigam salas de aula, dormitórios e laboratórios, você realmente sente como se estivesse caminhando por uma cidade completamente nova. E a infraestrutura, por si só, é incrível. O aluno, que pretende cursar engenharia civil, visitou um laboratório específico de sua área de estudo, onde viu estudantes aplicando na prática tudo o que haviam aprendido nas aulas, utilizando uma grande variedade de equipamentos extremamente novos e tecnológicos. Ainda falando em grandes escalas, o estádio Ben Hill Griffin da UF, com 90 mil assentos — maior que o Maracanã — fala por si só.

Outro aspecto que impressionou o estudante foi a rede de apoio oferecida pela universidade aos calouros. Cada aluno possui um orientador acadêmico, por exemplo, que o ajuda a se inscrever nas disciplinas, a se adaptar à universidade e está disponível para quaisquer dúvidas ou necessidades. Além disso, existem departamentos inteiros dedicados a ajudar os “gators” com diferentes demandas. A equipe de assistência em redação, por exemplo, ajuda os alunos com redações que precisam ser submetidas a programas de intercâmbio. Literalmente: pelo considerável valor pago de anuidade, os estudantes podem se sentir verdadeiramente “cuidados” pela UF, especialmente nos primeiros semestres. Falando em mensalidade, vale lembrar que a Universidade da Flórida, com seus 28 mil dólares anuais para estudantes de fora do estado, está entre as 20 universidades mais baratas do país, tanto para residentes quanto para não residentes da Flórida.

A questão da moradia, no entanto, pode ser um pouco complicada. Acontece que, com um corpo estudantil tão grande, a universidade ainda não construiu uma infraestrutura habitacional grande o suficiente para acomodar todos os “gators”. Na verdade, apenas cerca de 20% dos estudantes vivem em moradias dentro do campus, a maioria dos quais são calouros. Isso significa que as vagas são muito, muito disputadas. Idealmente, os estudantes devem começar a aplicar para moradias com 10 meses de antecedência para ter uma chance de conseguir uma vaga nos dormitórios da universidade. É altamente recomendado que os calouros escolham morar no campus, pois estarão mais próximos das aulas, enquanto descobrem o campus e conhecem novas pessoas. Nosso estudante da Beacon aprendeu isso da maneira difícil, mas também encontrou várias opções disponíveis fora do campus. Em geral, é possível alugar um quarto individual a cerca de 10 minutos de caminhada do campus, embora essas opções sejam mais caras do que os dormitórios. Para pagar menos, é possível optar por um quarto um pouco mais afastado e depender do sistema de ônibus para chegar às aulas. Resumindo, morar no campus é ideal para quem quer conhecer mais pessoas, pagar um pouco menos (dependendo da opção escolhida), ficar mais perto das aulas e viver a tradicional experiência universitária americana. Por outro lado, as moradias fora do campus são mais fáceis de encontrar, mais caras e mais distantes (embora os quartos individuais ofereçam mais conforto do que os quartos compartilhados, comuns nos dormitórios).

No fim, esses três dias foram suficientes para formar algumas primeiras impressões sobre a prestigiada Universidade da Flórida. Trata-se de uma instituição realmente excelente, com infraestrutura impressionante, programas de qualidade e um tamanho considerável — o que, por sua vez, pode ser tanto um ponto positivo quanto um desafio. No entanto, devido à enorme escala da UF, o estudante recomenda fazer uma visita mais aprofundada de pelo menos dois dias completos. Isso permite que os futuros alunos conheçam mais especificamente os espaços em que passarão a maior parte do tempo, bem como outros aspectos do cotidiano universitário que podem não ser visíveis à primeira vista.

Veja mais fotos abaixo:

Outras notícias

29.08.2025

Open Infantil de Xadrez

No último sábado, a Beacon School sediou o Porto Track & Field Open Infantil de Xadrez, [ ... ]

Leia mais

26.08.2025

Sports Festival 2025

Entre 18 e 22 de agosto, o Sports Festival 2025 energizou o Middle e o High School com uma s [ ... ]

Leia mais

18.08.2025

First Alumni Reunion

No último sábado, a Beacon School realizou sua primeira Alumni Reunion, reunindo os formando [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias