
18.08.2020
A coordenadora de Língua Inglesa da Beacon, Maria Teresa de la Torre Aranda, participou da live do lançamento oficial do livro “Desafios e Práticas na Educação Bilíngue”. Entre outros pesquisadores renomados na área, Terry colaborou como autora de um dos capítulos do segundo volume da série que discute a educação bilíngue diante de seu crescimento expressivo no Brasil.
A obra tem como objetivo trazer uma visão crítica da realidade de escolas bilíngues, minimizar lacunas na literatura disponível em português, sustentada pela prática e ancorada por pesquisas e conhecimento teórico profundo. Todos os autores que contribuíram com a escrita do livro estavam presentes na live para conversar sobre os temas abordados.
O livro inaugura um movimento de olhar a educação bilíngue a partir de pesquisas em contextos de escolas brasileiras. É de costume importar muitas práticas e elas são importantes para traçar uma interlocução entre outras experiências que geram aprendizado. Porém, a publicação desses dois volumes, possibilita a valorização do trabalho realizado nas escolas no Brasil. Além disso, o fato de que a obra foi escrita em português, viabiliza o acesso e a compreensão dos fenômenos que ocorrem na educação bilíngue por todos.
O primeiro volume, “Educação Bilíngue no Brasil”, parte de uma base mais conceitual. Já o segundo livro vai tocar em questões concretas, trazendo práticas e desafios que os educadores enfrentam no cotidiano escolar.
Antonieta Megale, além de autora de um dos capítulos, é também organizadora da obra. Ela escreve sobre o desenvolvimento e a formação do professor. Terry Aranda traz em seu capítulo a pesquisa sobre o processo de implementação de uma proposta de educação bilíngue, elencando seis eixos norteadores. Ela aborda também a integração das línguas na composição de um currículo bilíngue. Já Marcello Marcelino discorre sobre dúvidas comuns e mais frequentes das famílias em relação à educação bilíngue.
Renata Condi apresenta as metodologias ativas e maneiras de dar a oportunidade real do aluno ser protagonista de sua aprendizagem. Luciana Brentano foi convidada para fazer parte da obra trazendo comprovação científica e resultados positivos de pesquisas que falam sobre o desenvolvimento do cérebro bilíngue. Fernanda Liberali aponta para a diferença entre protagonismo e agência, enquanto Camila Dias traz a temática de uma criança que está inserida em um contexto bilíngue e quais são os impactos no processo de alfabetização.
Ingrid Puche e Gladys Lopes foram motivadas a escrever o seu capítulo pelo desejo de ver uma escola bilíngue na qual as práticas não estejam compartimentalizadas entre as duas línguas. Elas discorrem sobre os projetos pedagógicos em caráter interdisciplinar e modelos de planejamento no qual todas as línguas do currículo são mobilizadas para que o problema central do projeto seja investigado.
Os livros trazem experiências, provocações, pesquisas e reflexões importantes e já vêm sendo referenciados em trabalhos acadêmicos.
Para assistir a live na íntegra, clique aqui.
A versão digital dos livros estão disponíveis para download, gratuitamente. Acesse aqui o volume 1 – “Educação Bilíngue no Brasil”. Para complementar seus estudos, veja também aqui o volume 2 – “Desafios e Práticas na Educação Bilíngue”, amplos publicados pela Richmond, Fundação Santillana.
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