22.03.2022

Como dar voz e escolha aos alunos da Educação Infantil

Por Lais Carvalho

O Café & Educação tem como objetivo trazer para a comunidade escolar práticas e conceitos importantes, sendo liderado por coordenadores e professores da equipe pedagógica. Com o tema “Como dar voz e escolha aos alunos da Educação Infantil”, o encontro foi liderado pela coordenadora do G4, Priscila Amado, e pelas professoras Thaiza Barros (G4) e Carolline Lacerda (G5).

No início, as educadoras explicaram a diferença entre a pedagogia transmissiva – mais tradicional – e a pedagogia ativa, usada na Beacon. Como o próprio nome diz, este último trata-se de um estilo de pedagogia que necessita que alunos sejam agentes do seu aprendizado e professores interajam ativamente. 

Na Beacon complementamos a pedagogia ativa utilizando elementos do IB (International Baccalaureate) e do programa PYP (Primary Years Programme). Regulador da Educação Infantil, o programa tem como fundamento dar voz, empoderamento e agência aos alunos. 

Somado a isso, referências de Reggio Emilia são incorporadas como elementos da pedagogia da escuta (ouvir o aluno para atuar baseando-se em seus interesses) e do ambiente como um terceiro educador. Além disso, são adotadas práticas do método de Maria Montessori, cujas teorias nos remetem à autonomia das crianças. 

Na Beacon, os professores são constantemente estimulados e desafiados a trazer oportunidades aos alunos partindo do que falam e fazem. Por exemplo: se há um aluno de 2 anos, que ainda não se expressa em palavras e usa sempre o mesmo material ou demonstra interesse sempre em brincadeiras de água, o que cabe ao educador fazer? Como usar esses elementos para ampliar o pensamento do aluno?

As educadoras, ainda, discorreram sobre a importância de tornar a concepção das crianças visível e compartilharam rotinas de pensamento para possibilitar esta prática em sala de aula. Os materiais, o mural, as histórias, entre outras coisas são elaboradas em conjunto com os alunos e documentado em fotos, falas e referências trazidas por eles. Desta forma, mesmo os que ainda não leem conseguem decodificar o que está escrito, pois participaram do processo investigativo e de registro.

Todas as perguntas das crianças são validadas e respondidas. Assim, outras tantas que possam surgir em falas de outros colegas têm lugar e escuta, possibilitando novas descobertas e relações. 

Por fim, as educadoras mostraram como se dá o “Inquiry Cycle”. Partindo de uma provocação, os alunos entram em um processo de descobertas até finalizar em um projeto. Na Educação Infantil da Beacon, acreditamos que o mais importante é o percurso, a investigação e como o aluno aprende.

 

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias