16.08.2021
Por Ana Luiza Pereira
No primeiro Café & Educação do segundo semestre de 2021 a coordenadora de Student Well-Being Center e professora de Guidance do Ensino Fundamental II, Ana Luiza Pereira, apresentou o trabalho realizado em suas aulas, bem como a proposta de currículo para trabalhar as competências socioemocionais e a convivência ética no ambiente escolar. Além de Ana Luiza, o encontro também contou com a colaboração da professora Denise Max, responsável por essas aulas no Ensino Fundamental I.
As educadoras destacaram o alinhamento da missão e dos valores que norteiam os processos educativos na Beacon com o perfil de escolas IB. Além disso, reforçaram o trabalho em conjunto com a assessoria da Convivere +, visando a formação integral de todos os integrantes da comunidade escolar – docentes, gestores, funcionários e famílias. Por fim, destacaram a relevância da discussão e do trabalho com as habilidades socioemocionais e a presença delas nas competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento condutor da educação brasileira.
Ana Luiza apresentou pesquisas baseadas em evidências sobre o impacto que o trabalho com as competências socioemocionais tem na aprendizagem de crianças e adolescentes. Para isso, citou a organização norte-americana referência na área, CASEL, e as cinco competências mapeadas pela instituição: autoconsciência, autogestão, consciência social, tomada de decisão responsável e habilidades de relacionamento.
Como objetivo, as aulas de Guidance buscam promover um espaço seguro para o debate crítico, fomentar discussões para que os alunos e as alunas possam tomar decisões de forma mais consciente, trabalhar na construção de uma convivência ética, estimular o bem-estar pessoal e promover a melhoria do clima escolar. Ademais, a fundamentação teórica para esses encontros é essencial para que sejam apresentados fatos científicos, baseados em evidências e uma abordagem por meio da lente dos direitos humanos.
Dessa forma, as aulas de Guidance se configuram em momentos permeados de uma escuta empática, que favorece a construção de vínculos e parte de um planejamento flexível, reflexivo e dialógico. Assim, o conteúdo é apresentado de maneira significativa, acolhedora, promovendo discussões para resolução de questões coletivas e espaço de reflexão para questões pessoais. Vale ressaltar que o currículo para essas aulas é feito em espiral, de forma que as temáticas possam ser retomadas ao longo dos anos, respeitando o desenvolvimento cognitivo e emocional de cada faixa etária.
Por fim, Ana Luiza apresentou as estratégias didáticas para esses momentos como as rodas de conversa, livros e artigos como disparadores, discussão de situações hipotéticas, vídeos e jogos, dinâmicas de grupo, pesquisas em pequenos grupos e caixa de perguntas. Destaca-se o formato intencional de escolha das temáticas e estratégias didáticas, sejam em assuntos previamente propostos ou aqueles que surgem ao longo do semestre em cada grupo.
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