29.10.2020
O Beacon Talks abordou a importância de orientar crianças e jovens a navegar com segurança na internet. O convidado foi o doutor em Psicologia Social e diretor de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, que conversou com a coordenadora de Tecnologia Educacional da Beacon, Zilda Kessel.
Nejm introduziu o assunto com o apelo à necessidade de desmistificar o termo “nativos digitais”, criado a partir da crença de que crianças e adolescentes já nasceram prontos e habilitados para usar a internet. “Eles são o que chamamos de ativos digitais, no sentido de usarem a internet por muitas horas ao dia, mas jamais podemos confundir o seu uso instrumental com uma outra dimensão e capacidade de uso crítico, de maturidade, de discernimento e percepção dos riscos”, explica.
Segundo ele, esses jovens ainda não estão prontos para o digital e só terão as habilidades críticas, sociais e emocionais se os adultos, como sociedade, conectarem valores de ética e cidadania às novas gerações. A função dos pais é estimulá-los a fazer boas escolhas. “O que nós temos feito com muitas famílias é, desde o primeiro acesso, compactar as regras. Tempo, conteúdo e contexto somam-se ao cuidado de observar quais são as nossas reações emocionais para cada um desses tópicos. É o que chamamos de repactuar as nossas rotinas digitais.”
Nejm sugere também a mediação dos pais na vida digital dos filhos, monitorando e compartilhando o uso das redes sociais, fazendo reflexões de que o excesso da navegação pode levar a consequências mais sérias, adequando e limitando o tempo de uso quando necessário. Segundo ele, esse tipo de troca é muito mais simples e barata do que optar por tecnologias de controle parental.
Outra questão levantada durante a transmissão são as ofensas e bullying. “Se você recebeu um comentário na internet que seja considerado cyberbullying, é preciso reportar à rede social. O Instagram tem essa funcionalidade, o Tik Tok também, diversas redes dispõem desse suporte. Os jovens têm medo de comunicar isso aos pais, pois pode levar à restrição do uso da internet, por isso é importante abrir esse canal de comunicação com os responsáveis”.
Zilda finalizou a transmissão refletindo sobre o currículo da Beacon, que valoriza muito o tripé de dar voz, dar escolhas e autoria aos alunos. “Os pais são nossos parceiros assim como os alunos. Cada família tem uma regra, algumas com restrições mais elevadas ao uso da internet; outras menos. Então essa parceria durante a pandemia é fundamental”.
Clique aqui para assistir à live no YouTube da Beacon School.
28.01.2026
Ínicio do ano letivo 2026: Formação de professores
O ano letivo de 2026 começou com um forte foco na colaboração, no crescimento e no alinhamen [ ... ]
22.01.2026
Aluno da Beacon conquista bolsa integral na University of Notre Dame
Começamos o ano letivo celebrando conquistas que traduzem, na prática, nosso compromisso com [ ... ]
06.01.2026
Beacon School é destaque na Exame por unir ensino global e identidade brasileira
A Beacon School foi convidada pela revista Exame para participar do videodocumentário Educaç [ ... ]