09.06.2020

Atleta da Seleção fala com alunos da trajetória do treinamento escolar às Olimpíadas

O Ciclo de Palestras das Atividades Optativas estreou com Diogo Hubner, da Seleção Brasileira de Handebol. O atleta olímpico falou com os alunos sobre sua trajetória desde a época da escola, o quanto essa base foi importante para formar quem ele se tornou hoje e o impacto que teve em sua carreira, além de contar das oportunidades e dos desafios no esporte. A conversa reuniu também pais, familiares, técnicos, professores e funcionários da Beacon. 

Ao contar como foi o seu início, o jogador ressaltou a importância da sua formação esportiva na escola. Para ele, “o esporte é uma ferramenta transformadora, principalmente quando se pensa no ambiente educacional”.

Durante a live, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente para o jogador, podendo gerar uma troca maior e mais efetiva. Contando com a experiência de Diogo, que já trabalhou em grandes clubes como o E.C. Pinheiros, Niterói Rugby, Metodista-São Bernardo e C.R. Vasco da Gama. Além de ter participado de diversos campeonatos como Olimpíadas, mundiais, Pan-Americanos e Sul-Americanos, colecionando títulos em sete Ligas Nacionais, sete Campeonatos Paulista e cinco Pan-Americanos.

A conversa fluiu tanto para as questões profissionais quantos para as pessoais. O atleta contou sobre as dificuldades que teve para se destacar, de como exige um bom desempenho de si mesmo e a necessidade que sente em sempre manter o treinamento, até mesmo durante este período de quarentena. “Preciso principalmente ser mais inteligente que todo mundo, se eu não sou o mais rápido ou o mais  forte, eu preciso pensar em outras maneiras para conseguir, preciso me adaptar ao que eu tenho de bom e desenvolver o que preciso melhorar.”

Diogo explicou o desafio em se tornar um atleta de alto rendimento e como é preciso ter uma força mental para se manter. “São nas derrotas que você sente o  que precisa melhorar e onde precisa crescer. Os obstáculos vão sempre aparecer, o caminho é longo, mas vale muito a pena seguir. Desistir nunca foi uma opção para mim.”

Quando questionado sobre a dificuldade que muitos esportistas encontravam em continuar os estudos, Hubner afirma que é sim possível conciliar a escola e a faculdade com o esporte de alto rendimento no Brasil. Ele ainda exalta o quão fundamental é o atleta desde novo conciliar o esporte e a educação. Conta sobre sua experiência pessoal ao se formar em Educação Física e diz acreditar que o esporte pode abrir portas para os estudos, proporcionando bolsas em grandes faculdades.

“A pessoa que almeja ser atleta e quer seguir esse caminho precisa saber que a jornada vai ser muito dura, mas que lá na frente, será recompensadora”, finaliza Diogo.

Outras notícias

28.01.2026

Ínicio do ano letivo 2026: Formação de professores

O ano letivo de 2026 começou com um forte foco na colaboração, no crescimento e no alinhamen [ ... ]

Leia mais

22.01.2026

Aluno da Beacon conquista bolsa integral na University of Notre Dame

Começamos o ano letivo celebrando conquistas que traduzem, na prática, nosso compromisso com [ ... ]

Leia mais

06.01.2026

Beacon School é destaque na Exame por unir ensino global e identidade brasileira

A Beacon School foi convidada pela revista Exame para participar do videodocumentário Educaç [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias