25.05.2022
Por Bruna Cronfli
Os alunos do 4º ano (Y4) foram a um Estudo do Meio à cidade de Paranapiacaba (SP). Na pesquisa pré-campo – tanto nas aulas de português quanto nas de inglês -, eles trabalharam com roteiros de viagem e estudaram sobre os principais pontos turísticos da vila. Já em Social Studies, os estudantes aprenderam sobre os conceitos de industrialização, imigração e as mudanças nas paisagens da cidade de São Paulo e do distrito de Paranapiacaba.
Ao visitarem a Vila Ferroviária, considerada por muitos um “museu a céu aberto”, os alunos puderam observar como o período cafeeiro foi um dos grandes propulsores da economia do estado paulista do século XIX. No núcleo “urbano” da vila, tiveram a oportunidade de identificar traços da influência da imigração inglesa em sua paisagem. Além disso, fizeram um desenho de observação do relevo local e apreciaram sua paisagem sonora. Questões como a importância da preservação da fauna e flora foram discutidas, bem como a temperatura, que varia durante o dia e em diferentes lugares.
![]()
Nas semanas seguintes à visita, os professores retomaram o que foi conversado durante o Estudo do Meio sobre a paisagem e a imigração local (portuguesa e inglesa). Nas aulas de ciências e geografia, aprofundaram os estudos sobre a mudança da temperatura entre a cidade e a Serra do Mar, o céu sem nuvens ao chegar na cidade e como foi o município foi tomado pela neblina ao final do trajeto.
O Estudo do Meio foi uma oportunidade para os alunos fazerem conexões e consolidarem conceitos trabalhados nas Unidades de Investigação do primeiro semestre: “Migration”, “Landscapes” e “What’s the Weather Like?”.
29.08.2025
Open Infantil de Xadrez
No último sábado, a Beacon School sediou o Porto Track & Field Open Infantil de Xadrez, [ ... ]
26.08.2025
Sports Festival 2025
Entre 18 e 22 de agosto, o Sports Festival 2025 energizou o Middle e o High School com uma s [ ... ]
18.08.2025
First Alumni Reunion
No último sábado, a Beacon School realizou sua primeira Alumni Reunion, reunindo os formando [ ... ]