14.09.2020
Desde o início da pandemia, o distanciamento social se mostrou ser um dos meios mais eficazes contra a propagação do Coronavírus. Foi pensando nisso que os alunos de 9º ano (Y9) iniciaram um projeto nas aulas de Design Lab com o objetivo de medir distâncias. Ainda durante as aulas presenciais, aprenderam a fazer programação usando a Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, que cria ferramentas acessíveis, de baixo custo, flexíveis e fáceis de usar.
O primeiro dispositivo elaborado pelos alunos foi um medidor de distanciamento eletrônico, composto por 4 controladores arduinos, cobrindo um raio de 360º ao redor dele. A ideia é que seja fixado nas carteiras, sinalizando e emitindo sons e luzes similares à informação de um semáforo de trânsito. Sendo assim, o verde será usado para sinalizar que a distância é segura, o amarelo para atenção e o vermelho (com emissão de som), sinalizando que é necessário rever o distanciamento. Para esta atividade os alunos elaboraram um sketch do projeto, que será concluído com a sua produção após o retorno das aulas presenciais.
Concluída a primeira etapa, o grupo discutiu a possibilidade de construção de algum dispositivo que pudesse circular junto às pessoas. Foi a partir daí que os alunos tiveram a ideia da elaboração do colar de distanciamento.
O dispositivo consiste em informar ao usuário a distância que está em relação a outra pessoa, prevenindo uma possível disseminação do vírus. Por meio de dois mecanismos, um receptor e um transmissor, é possível enviar e receber informações em tempo real, bem como, visualizar no display do dispositivo se o distanciamento está ou não adequado. Outra plataforma de programação Micro vem sendo utilizada para o novo projeto: BIT, também chamado de BBC Micro Bit. O BIT consiste em um computador de placa única que utiliza um processador ARM. Criada pela BBC, o objetivo da plataforma é educar crianças e jovens acerca dos conceitos básicos de computação e programação de computadores.
Ainda em processo de desenvolvimento, os colares estão previstos para serem testados assim que retomarmos as aulas presenciais. Todos os kits contendo o material necessário para a construção dos colares já foram entregues aos alunos. Nesse estágio do processo, basta que cada um insira o código e teste o protótipo com os colegas.
28.01.2026
Ínicio do ano letivo 2026: Formação de professores
O ano letivo de 2026 começou com um forte foco na colaboração, no crescimento e no alinhamen [ ... ]
22.01.2026
Aluno da Beacon conquista bolsa integral na University of Notre Dame
Começamos o ano letivo celebrando conquistas que traduzem, na prática, nosso compromisso com [ ... ]
06.01.2026
Beacon School é destaque na Exame por unir ensino global e identidade brasileira
A Beacon School foi convidada pela revista Exame para participar do videodocumentário Educaç [ ... ]