24.06.2019

Campus e Villa recebem exposições do Extended Day

A criança que mora em um contexto urbano raramente contempla o céu ou assiste a uma lesma se mover lentamente pelo jardim. Não compreende o tempo que uma fruta leva para amadurecer ou para um botão florescer. 

Reconectar a criança à natureza é necessário e, mais do que isso, é inerente à infância. Quando exposta a elementos naturais, ela espontaneamente explora e ressignifica seus sentidos de toque, olfato e visão e aprende através do corpo. Por isso, esse foi um dos temas que as crianças de G2 a G4 (de 2 anos a 4 anos) do Extended Day trabalharam no primeiro semestre.

As turmas exploraram várias possibilidades da natureza. As atividades foram planejadas para proporcionar uma experiência de troca com o ambiente. As crianças observaram seu entorno e encontraram verdadeiros tesouros. A exposição estava rica em produções realizadas ao longo dessa jornada.

Já as crianças de G5 e G6 (5 anos a 6 anos) tiveram a oportunidade de aprender sobre a origem da escrita. Partindo da curiosidade, foram convidadas a investigar sobre a comunicação na idade da pedra e os desenhos criativos de animais e suas rotinas nesse período. Em seguida, visitaram a escrita dos egípcios, o papiro e os hieróglifos. Finalmente, passaram pelos ideogramas chineses e nosso alfabeto.

Desenho das cavernas, esculturas egípcias, contação de histórias, pinturas, experimentos e muita diversão usando os pés para pintar foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo do semestre. Algumas dessas produções culminaram na exposição dessa turma que encantou os visitantes.

Os alunos do Ensino Fundamental exploraram as possibilidades da natureza com outro fim: encontrar alguma maneira de relaxamento através dos elementos. Eles escolheram experimentos e experiências que gostariam de ter e alguns materiais que desejavam explorar. Dentre eles, a argila teve um papel importante e os “pincéis naturais”, confeccionados com folhas e gravetos.

Além desse tema, os alunos também tiveram a ideia de confeccionar jogos a partir dos que já eram conhecidos por eles. Dessa forma, tiveram mais possibilidades de interação entre si e ampliaram seu repertório. Os alunos foram responsáveis por escolher os jogos, planejar e listar os materiais que seriam necessários, coletar os que seriam reutilizados e executar a ideia. A exposição permitiu aos visitantes brincar com o Dominó Gigante, entre outros projetos.

Outras notícias

28.01.2026

Ínicio do ano letivo 2026: Formação de professores

O ano letivo de 2026 começou com um forte foco na colaboração, no crescimento e no alinhamen [ ... ]

Leia mais

22.01.2026

Aluno da Beacon conquista bolsa integral na University of Notre Dame

Começamos o ano letivo celebrando conquistas que traduzem, na prática, nosso compromisso com [ ... ]

Leia mais

06.01.2026

Beacon School é destaque na Exame por unir ensino global e identidade brasileira

A Beacon School foi convidada pela revista Exame para participar do videodocumentário Educaç [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias