Formação dos Professores

Somos uma comunidade de educadores com excelente formação e experiência comprovada, que trabalha em colaboração, em um ambiente desafiador e respeitoso, para garantir o rigor da ação pedagógica.

Espaço de desenvolvimento profissional, a Beacon propicia aos educadores formação continuada, assessoria nas diversas áreas do conhecimento e cursos ministrados por profissionais da International Baccalaureate Organization. Os educadores são incentivados a seguir trilhas individuais de formação, presenciais e à distância.

MARIA EDUARDA QUEIROZ DE MORAES SAWAYA
DIRETORA FUNDADORA
Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com diploma de Masters in Business Administration pela University of Michigan. Foi consultora na Escola Viva e diretora do Colégio Pentágono. Trabalhou no Taaleem, grupo de escolas internacionais, em Dubai. Fez programa de estudos nas escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia, Itália
LUCIANA NOGUEIRA DE ALMEIDA LEITE
DIRETORA FUNDADORA
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão em Finanças pela Harvard University. Fez MBA em Responsabilidade Social, na USP. Trabalhou no mercado financeiro e em projetos de e-learning na empresa MBG-Educação a distância. Foi diretora administrativo-financeira do Colégio Pentágono. Fez programa de estudos nas escolas da Escócia e Irlanda.
VERA PATRÍCIA SYLVIA NICOL GIUSTI
Diretora Pedagógica e Fundadora
Formada em Pedagogia, Psicologia, Letras – Inglês -, Ciências Sociais e Química. Obteve os diplomas de Masters of Arts in Curriculum and Teaching e Post-Masters in Educational Leadership, ambos pela Michigan State University. Foi professora, orientadora e diretora da Graded School por mais de 20 anos. Foi professora dos Colégios Santa Cruz, onde coordenou a área de Inglês do Ensino Médio por 8 anos, e St Paul's. Elaborou o currículo do Ensino Fundamental I e II da Escola Beit Yaacov, onde implementou o "Primary Years Program", da International Baccalaureate Organization.
VERA PATRÍCIA SYLVIA NICOL GIUSTI
Diretora Pedagógica e Fundadora
Formada em Pedagogia, Psicologia, Letras – Inglês -, Ciências Sociais e Química. Obteve os diplomas de Masters of Arts in Curriculum and Teaching e Post-Masters in Educational Leadership, ambos pela Michigan State University. Foi professora, orientadora e diretora da Graded School por mais de 20 anos. Foi professora dos Colégios Santa Cruz, onde coordenou a área de Inglês do Ensino Médio por 8 anos, e St Paul's. Elaborou o currículo do Ensino Fundamental I e II da Escola Beit Yaacov, onde implementou o "Primary Years Program", da International Baccalaureate Organization.


Educação Infantil

BRUNA MELO
COORDENADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - EARLY YEARS
Bruna é formada em Letras (Português/Inglês) e em Pedagogia. Concluiu cursos de extensão pela PUC sobre bilinguismo e é pós-graduada em Psicopedagogia pela Mackenzie. Foi Pesquisadora do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Mackenzie. Em 2015, participou do curso “Teaching for Understanding” da faculdade de Educação de Harvard. Trabalha com Educação Infantil e ensino bilíngue desde 2002. Possui certificado de proficiência em inglês (IELTS) e curso intermediário em francês pela UQAM (Universidade de Quebec, em Montreal). Faz parte do corpo docente da Beacon desde 2013. Em 2019, assumiu a coordenação dos primeiros anos da Educação Infantil.
ELIZABETH CONTE
COORDENADORA-GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formada em Letras e Pedagogia com mestrado em Educational Leadership and International Teaching pelo Framingham College. Certificada pelo American Montessori Society, foi professora da Educação Infantil no Graded School e coordenou a área de Língua Inglesa da Escola Beit Yaacov.
FERNANDA FREITAS
COORDENADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - EARLY YEARS
Fernanda formou-se em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz e em Letras pela PUC-São Paulo. Participou do curso “Teaching for Understanding: Focus on Student Understanding” pela Harvard Graduate School of Education em 2015. Trabalha com educação bilíngue desde 1998 e faz parte do corpo docente da Beacon desde 2011. É fluente em inglês. Em 2018, assume a coordenação dos primeiros anos da Educação Infantil. Neste momento está cursando pós-graduação em Educação Infantil: “Investigação e Fazeres com Crianças de 0 a 3 anos” pelo Instituto Singularidades. Recentemente visitou escolas no Peru e Argentina para pesquisar sobre abordagens de ensino inovadoras.
PAOLA ALBUQUERQUE COSTA
COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL G5 E G6
Paola tem formação em Psicologia pela PUC/SP e Pedagogia pela UNIP-Universidade Paulista. Possui o diploma em Montessori Training pela NAMC-North American Montessori Center. Cursou o Fundamental II e Ensino Médio em instituições internacionais na Venezuela, Estados Unidos e Brasil. Trabalha com Educação Infantil e Fundamental I desde 2003. Foi professora na Escola Beit Yaacov. Está na Beacon desde 2011.


Ensino Fundamental

AMÉRICO DOS SANTOS
COORDENADOR ENSINO FUNDAMENTAL II
Formado em História e Pedagogia pela PUC, pós-graduado em Cultura e Meios de Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais da PUC e membro do grupo de pesquisa na Área da Educação coordenado por Cleide Terzi desde 2006. Foi professor de História do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, assessor das áreas de Ciências Humanas e da Educação do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atuou como coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II, coordenador do Programa PEA-UNESCO e Coordenador Geral das três unidades da rede Pentágono por 25 anos.
FERNANDA SAWAYA OLIVEIRA
COORDENADORA ENSINO FUNDAMENTAL I
Formada em Ciências Sociais pela PUC São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Mackenzie. Professora de inglês na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e no Colégio Santa Maria, foi coordenadora pedagógica de Inglês e Espanhol da rede Cel lep tendo implantado unidades da empresa em escolas de ensino formal.
SILVANA GILI
COORDENADORA ENSINO FUNDAMENTAL I
Silvana Gili é formada em Letras Português-Inglês, com mestrado em Educação Internacional pela Framingham State University. Além de completar especializações em Bilinguismo (PUC-SP) e Leitura e Literatura Infantil (Universidade Autônoma de Barcelona), Silvana também é mestra e doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Conta com mais de vinte anos de experiência em escolas internacionais, dentre elas a Escola Graduada de SP, Escola Americana de Brasília, e Escola Americana de Madrid.
TATIANA HORNO NETTO
COORDENADORA ENSINO FUNDAMENTAL I
Psicopedagoga, formada em Pedagogia pela PUC, foi professora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Integration School e coordenadora pedagógica e orientadora educacional do Ensino Fundamental I do Colégio Renascença.


Plataformas Educacionais

SONIA GIGLIO
COORDENADORA PRIMARY YEARS PROGRAM, PYP- IB
Formada em Pedagogia, pela Faculdade São Luís, SP, foi professora do Graded School, do Colégio Iavne e do Colégio São Luís. Foi coordenadora do PYP da Escola Beit Yaacov e consultora da rede Maple Bear para a construção do currículo bilíngue. Especializou-se no programa IB por meio dos cursos promovidos pela organização e em bilinguismo pela Harvard Graduate School of Education.
SONIA GRANDI
COORDENADORA DA BIBLIOTECA
Formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia aplicada à Biblioteconomia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense, especializou-se em bibliotecas escolares. Atuou no Colégio Santo Américo, nas Faculdades Uniban e nas escolas Graded School, Stance Dual e Escola Beit Yaacov.
ZILDA KESSEL
COORDENADORA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Doutora em Educação: Novas Tecnologias em Educação, (PUC/SP), mestre em Ciência da Informação e Comunicação (USP), graduou-se em Pedagogia (PUC/SP) e Artes Plásticas (FAAP) e especializou-se em Museologia na Escola do Louvre. Atua na formação de professores e jovens para o uso de Tecnologias Digitais. Coordenou projetos educativos do Itaú Cultural e do Museu da Pessoa, atuou nos portais Educarede e NETeducação. Foi professora do SENAC e do Instituto Singularidades


Programas Optativos

CRISTINA FUMIS
COORDENADORA DOS PROGRAMAS OPTATIVOS
Formada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, com especialização em Responsabilidade Social pela FIA/USP. Morou nos Estados Unidos entre Jul/2008 e Jul/2009, quando realizou curso de extensão em Sustentabilidade na Harvard University e trabalhou como voluntária em diversas organizações. Foi professora de Educação Física do Colégio Santa Cruz por 13 anos, após ter lecionado na St. Paul’s School. Prestou assessoria para Organizações Não Governamentais (ONG) ao elaborar projetos esportivos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Ministério do Esporte) e durante o período de 6 anos, ministrou as oficinas de “Jogos e Atividade Física” da ONG – Lar do Caminho. Tina atua também como Assessora de Corpo & Movimento na Beacon.
Cristiane Chica
MATEMÁTICA
Mestre em Ciências da Comunicação pela USP, bacharel e licenciada em Matemática pela PUC, especialista em tecnologias da educação pela PUC. Possui experiência de 25 anos na área de educação com formação de professores, atuando em escolas particulares e públicas de todo o país. É coautora de livros didáticos de matemática para Educação Infantil, Ensino Fundamental e de livros para professores pela Editora Penso. Atua como gestora pedagógica do Grupo Mathema, coordenando projetos de formação continuada e desenvolvendo materiais para alunos e professores na área de Matemática.
Eloisa Galesso
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora de Português, Pedagoga e Psicopedagoga. Trabalhou em escolas públicas, cursos pré-vestibulares e com formação de jornalistas, advogados e professores. Foi coordenadora de Estudos Brasileiros na Graded School, onde se aprofundou em bilinguismo e educação internacional. Em 2016 - 2017, fez parte da equipe fundadora da Escola Eleva (RJ), coordenando o currículo e trabalho interdisciplinar. Para a Beacon, traz essa experiência muito focada às turmas de Fundamental II, respeitando as peculiaridades da faixa etária e os sonhos para a vida acadêmica que os alunos estão trilhando.
Erica Tokudome
ESPANHOL
Erika é formada pelo Instituto Nicolás Avellaneda em “Profesora de Educación Pre-escolar”, especializada em Teaching Method of Japanese Language pela JICA (Japan International Cooperation Agency) na cidade de Yokohama e pós-graduada como Especialista em Educação Bilíngue. Em 2000 mudou-se para São Paulo, onde estudou pedagogia. Participou do primeiro intercâmbio com os alunos do Y7 no “Colegio Internacional Parque de España”, na Argentina. Também participou do “IV Congreso Internacional de Español como lengua segunda y extranjera”, em Buenos Aires. Trabalha na Beacon desde 2015.
Hermelino Neder
MÚSICA
Regente e compositor, é formado em Comunicações e Artes pela USP e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC. Estudou orquestração em Nova York. Responsável pela área de Música também da Escola Vera Cruz, foi co-autor dos Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Música para o Ensino Fundamental I.
Katia Smole
MATEMÁTICA
Mestre e doutora em Educação pela USP, na área de ensino de Ciências e Matemática. Coordenadora-geral do grupo Mathema de formação e pesquisa, é coautora dos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Autora de coleções didáticas para o Ensino Fundamental e Médio e de livros sobre ensino de Matemática.
Marcos Nicol Giusti
GEOGRAFIA
Marcos é geógrafo, graduado e licenciado pela USP. Mestre em Geografia Humana pela mesma universidade. Iniciou a carreira na área de Cartografia, no Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. Leciona Geografia há mais de 18 anos. Foi professor no Colégio Catamarã e na FMU, no curso de Geografia e Gestão Ambiental. Há 12 anos vinha trabalhando no Ensino Fundamental II, do Colégio Santa Clara. Morou por um ano em Cambridge, Inglaterra. É fluente em inglês. Está na Beacon desde 2019.
Maria Cecília Condeixa
CIÊNCIAS
Licenciada e bacharel em Biociências pela USP, pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC. Exerceu o magistério nos três níveis de ensino. Há mais de 20 anos é assessora para a formação continuada de professores e a atualização curricular em sistemas públicos ou privados. Junto ao MEC, foi membro das equipes elaboradoras dos parâmetros curriculares nacionais, do Enem e do PISA – Exame internacional de alunos. Também é autora de livros didáticos e paradidáticos para o ensino básico.
Marisa Szpiguel
ARTES
Formada em Artes Plásticas pela FAAP, atua como professora, coordenadora e formadora de arte em escolas, ONGs e instituições culturais, entre elas Comunidade Educativa (CEDAC), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Instituto Moreira Salles (IMS) e Instituto Tomie Ohtake. Atualmente, trabalha na Escola da Vila e no Museu da Casa Brasileira (MCB).
Paula Seferian
HISTÓRIA
Bacharel em Geografia, mestre em Geografia Humana e doutora em Educação pela USP. Trabalha a mais de 15 anos com formação de professores, presta consultoria à Secretaria de Educação do Município de São Paulo, leciona na Faculdade Sesi de Educação e na FEUSP, Departamento de Metodologia Comparada (Faculdade de Educação – USP).
Suzana Granato
CIÊNCIAS LABORATÓRIO
Bióloga formada pela USP, com especializações em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender, Psicopedagogia Institucional e Clínica e Neurociência e Psicomotricidade. Parecerista da equipe de avaliação dos livros didáticos de Ciências do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2004 e 2005). Elaboradora do ENCCEJA e SAEB no INEP desde 2013. Consultora científica do Show da Luna (Discovery Kids), desde 2014. Autora de mais de 20 livros didáticos e paradidáticos. Formadora de Professores pelo Centro de Estudos da Escola da Vila/Parceiros da Educação em 2012 e pelo Itaú-BBA, desde 2018. Professora do Colégio Santa Cruz por 28 anos (Biologia/Neurociência/Meio Ambiente). Psicomotricista e Psicopedagoga em clínica, desde 2016.
Terry Aranda
LÍNGUA INGLESA
Mestre em ensino de inglês pela School for International Training, Vermont, professora e formadora de professores nas áreas de Ensino de Inglês e Educação Bilíngue. Foi coordenadora pedagógica na Global Me Bilingual School e coordenou o programa de inglês do Fundamental II na Escola Beit Yaacov. É docente no programa de pós-graduação em bilinguismo e educação bilíngue no Instituto Singularidades.