Projeto Pedagógico – IB
IB Continuum
O International Baccalaureate é uma comunidade global de escolas que tem a missão compartilhada de capacitar os jovens com valores, conhecimentos e habilidades para criar um mundo mais pacífico. O objetivo principal é desenvolver indivíduos com uma mentalidade internacional e que reconheçam os valores globais da humanidade e a responsabilidade que suas ações têm no planeta.
Como uma IB World School, a Beacon adota o Primary Years Programme (PYP) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, 0 Middle Years Programme (MYP) no Ensino Fundamental II e oferece o Diploma Programme (DP) para alunos do Ensino Médio. A Beacon é uma escola IB Continuum e os programas do IB estão alinhados com os valores e a missão da nossa escola.
As avaliações dos programas podem ser internas ou externas e a escola é analisada e auditada pelo IB, resultando em um padrão de alta qualidade internacional que é mantido constantemente.
O Processo Investigativo e the Student Agency
A investigação é a abordagem pedagógica norteadora dos programas do IB. É por meio da investigação que os alunos exploram, questionam, experimentam, refletem, pesquisam e aplicam seus conhecimentos e sua compreensão conceitual do mundo para resolver problemas. Esta abordagem baseada em investigação nutre a curiosidade, promove o entusiasmo pela aprendizagem ao longo da vida e permite um entendimento significativo e contextualizado sobre o mundo.
Nossos alunos estão no centro da investigação. Por serem agentes de seu próprio aprendizado, eles têm voz, escolha e domínio de sua jornada. Eles usam sua própria iniciativa e interesse, assumem a responsabilidade e direcionam seu aprendizado com um forte senso de identidade e autoconfiança. Junto a professores e colegas, os alunos constroem relacionamentos de confiança e parceria, formando, assim, entendimentos novos e mais profundos de forma colaborativa.
À medida que os alunos investigam seus interesses e curiosidades, eles são constantemente estimulados a fazer questionamentos, refletir e agir. Nosso objetivo é que nossos alunos se sintam confiantes e capacitados para aplicar seus conhecimentos de maneira prática e inovadora, consequentemente, incorporando esses valores importantes em suas vidas e tornando-os integrantes ativos de suas comunidades dentro e fora da escola.
International-mindedness
O objetivo de todos os programas do IB é desenvolver indivíduos com mentalidade internacional. Neste sentido, trabalhamos para que os nossos alunos reconheçam-se como agentes responsáveis e capazes de contribuir para mudanças positivas em busca de um mundo mais pacífico e sustentável para todos.
Além disso, nutrimos o respeito e a valorização à diversidade como oportunidade de crescimento e aprendizagem. Estimulamos a reflexão sobre diferentes perspectivas, culturas e identidades.
Por fim, o multilinguismo é um elemento chave para o desenvolvimento de alunos com mentalidade internacional. A habilidade de se comunicar em diferentes línguas contribui para o entendimento, a conexão e a relação com diferentes culturas, povos e realidades. Assim, os alunos se sentem mais preparados e confiantes para se engajarem de forma mais responsável e ativa em situações e problemáticas locais e globais.
Os atributos do aluno IB e o desenvolvimento de habilidades
Como a Beacon valoriza a Student Agency, experiências de aprendizagem significativas são oferecidas para que os alunos desenvolvam os atributos do perfil do aluno. Como estudantes do IB, eles são encorajados a serem questionadores, conhecedores, pensadores, comunicadores, pessoas de princípios, mente aberta, solidários, corajosos, equilibrados, reflexivos. Esses atributos ajudarão indivíduos e grupos a terem mentalidades internacionais e a agirem em prol de mudanças positivas para o mundo.
Além disso, os alunos têm oportunidades de desenvolver habilidades inter-relacionadas que os capacitarão a se tornarem estudantes que podem conduzir e assumir a responsabilidade por seu aprendizado. O desenvolvimento de habilidades de pensamento, pesquisa, comunicação, sociais e de autogestão são cruciais para formar alunos ativos, compassivos e eternos aprendizes.
PYP (ABA 1)
O PYP, programa do IB para crianças de 3 anos a 12 anos, adota uma abordagem de ensino e aprendizagem transdisciplinar e orientada por conceitos. O programa visa transcender as fronteiras tradicionais entre as diferentes áreas do conhecimento, permitindo a percepção e a criação de significados verdadeiros sobre o mundo. Por meio de um pensamento crítico aprimorado, os estudantes poderão aplicar e compartilhar seu conhecimento e sua compreensão com colegas, professores e a comunidade.
Nosso programa abrange Unidades de Investigação que fornecem aos alunos oportunidades transdisciplinares para desenvolver todos os atributos necessários, habilidades, conhecimento e compreensão conceitual dos temas transdisciplinares do PYP abaixo:


direitos e responsabilidades e as interações e
as diferentes culturas das famílias,
comunidades e grupos que integramos e convivemos.


no Tempo e no Espaço
as narrativas pessoais e as histórias das sociedades
em tempos diversos; o espaço geográfico percebido
e modificado ao longo do tempo.


sentimentos, convicções e valores; experimentamos
diferentes meios para apreciar e expressar
nossa criatividade e nossa compreensão do mundo.


com o seu meio; como o ser humano compreende
o funcionamento do mundo que o cerca e cria artefatos
científicos e tecnológicos, e quais são seus impactos na
sociedade e no meio ambiente.


criados pela humanidade, as estruturas e funções
das organizações, as escolhas de indivíduos
e sociedades e as repercussões na vida de todos.


acerca da preservação, do uso e da partilha de recursos
escassos no ambiente em que vivemos
e em que construímos a coexistência com
diferentes grupos e comunidades.
MYP (ABA 2)
O MYP tem como objetivo desenvolver aprendizes ativos e jovens de mentalidade internacional que possam ter empatia com os outros, além de propósitos e significados importantes e relevantes para suas vidas e a comunidade.
O programa capacita os alunos a investigarem uma ampla gama de questões e ideias de importância local, nacional e global. O resultado é a formação de jovens pensadores criativos, críticos e reflexivos. Além disso, busca ajudar os alunos a desenvolverem sua compreensão pessoal, seu senso de si e responsabilidade em relação à sua comunidade e ao mundo.
Usando contextos globais, os alunos do MYP desenvolvem uma compreensão de sua humanidade comum e da importância de participar de uma sociedade pacífica, criando um sentimento coletivo sobre o planeta, por meio da exploração dos seguintes contextos:
- identities and relationships.
- personal and cultural expression.
- orientations in space and time.
- scientific and technical innovation.
- fairness and development.
- globalization and sustainability.
O programa trabalha com oito áreas do conhecimento e apresenta uma abordagem interdisciplinar. As áreas do conhecimento trabalhadas no MYP são:
- Language acquisition.
- Language and literature.
- Individuals and societies.
- Sciences.
- Mathematics.
- Arts.
- Physical and health education.
- Design.
DP (ABA 3)
O Diploma Programme é um currículo equilibrado entre as mais diversas áreas de conhecimento, fazendo com que o aluno se desenvolva intelectualmente, pessoalmente e emocionalmente.
O currículo é composto por seis áreas de conhecimento e o “DP Core” (“Theory of Knowledge”, “Creativity, Activity and Service”, “Extended Essay”).
O “DP Core” é mandatório para todos os estudantes e proporciona ao aluno a aquisição de pensamento crítico sobre a natureza do conhecimento, a elaboração de uma pesquisa individual e, ainda, como liderar um projeto que envolva um serviço à comunidade.
As disciplinas cursadas estão inseridas em seis áreas do conhecimento:
- “Studies in Language and Literature”.
- Language Acquisition.
- Individuals and Societies.
- Sciences.
- Mathematics.
- Arts.
A Beacon oferece várias opções de disciplinas dentro de cada área do conhecimento e o aluno escolhe cursar três em nível médio (“Standard level” ) e três em nível avançado (“Higher Level”). É necessário escolher uma matéria por grupo (com exceção do grupo 6). Essas escolhas tornam o currículo do estudante bastante diverso e individualizado.