Ensino Fundamental II

6º ao 9º ano

Para atender o jovem das séries finais do Ensino Fundamental, a escola se estrutura como um ambiente desafiador, em que o aluno abraça o seu desenvolvimento pessoal e coletivo. 

O rigor acadêmico, a construção de uma postura de estudante capaz de transitar entre diferentes informações, compreender e produzir nas mais diversas linguagens, e comprometer-se com seu processo e suas escolhas são marcas do período, vivido em meio a transformações próprias da adolescência. 

O currículo integrado e interdisciplinar aprofunda as áreas específicas do conhecimento e propicia o domínio sobre conteúdos, conceitos e os meios para expressá-los nas diferentes linguagens.  

TRÊS PILARES DO PROGRAMA

As áreas de conhecimento, sob orientação de professores especialistas, aprofundam os conteúdos e procedimentos específicos de cada disciplina e se articulam por meio de projetos interdisciplinares. A ação pedagógica valoriza o rigor acadêmico e se faz por meio da abordagem investigativa e do trabalho com as línguas de instrução, o inglês e o português.  
Visa garantir o desenvolvimento saudável do aluno e de seu grupo. Integra o acesso a informações e discussões acerca dos temas relevantes para a faixa etária, como a construção de um projeto de vida, o gênero e a sexualidade, o uso e abuso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, a interação, uso e abuso de tecnologias digitais e redes sociais.
Propicia o domínio de instrumentos e procedimentos que garantam ao aluno apropriar-se, analisar, processar e produzir informações nas diferentes linguagens. Inclui, dentre outros, ler, compreender e comparar textos de diferentes fontes; elaborar resumos, mapas conceituais e textos dissertativos; construir gráficos e infográficos; produzir, publicar e gerir produções pessoais e de terceiros.

Matérias Eletivas

A partir do 6° ano, os alunos completam o currículo comum com matérias de sua escolha. Por meio do programa, ampliam seu repertório e aprofundam estudos em áreas de seu interesse. É a oportunidade de experimentar e construir uma trilha pessoal. Em 2017, foram oferecidos os cursos de Fotografia, Jornalismo, Escrita Criativa, Mindfulness.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Língua e Literatura

Língua e Literatura integram as áreas de compreensão auditiva, linguagem oral, leitura, escrita, habilidade visual e apresentação. 

Sendo a linguagem fundamental para o pensamento crítico, para a compreensão e a interação intercultural nas várias comunidades a que os alunos pertencem, a Beacon favorece seu envolvimento com os vários gêneros literários e não literários, estilos e técnicas de escrita, em inglês e em português.

Língua Espanhola

A língua espanhola tem por foco, neste segmento, desenvolver as habilidades de  leitura, escrita, escuta e fala, além de ampliar o conhecimento sobre os aspectos geográfico e histórico-social dos países de língua espanhola. Ao final do ciclo, o aluno é capaz de compreender e produzir textos, comunicar-se oralmente descrevendo acontecimentos e desejos, e expressando opiniões.

Matemática

A Matemática apresenta três desafios para os alunos deste ciclo: ampliar os conhecimentos já trabalhados anteriormente, desenvolver habilidades e competências necessárias ao Ensino Médio, e manter o encanto pelos desafios da área e pelas conexões com a vida social. 

O trabalho envolve a aprendizagem baseada em problemas, a investigação e a aplicação do conhecimento matemático em situações escolares ou não. Tem por foco o letramento matemático, que é a capacidade de formular, empregar e interpretar a matemática em contextos variados. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos.

História e Geografia

Propiciar aos alunos compreender o contexto em que vivem em suas dimensões temporais e espaciais é o foco principal das áreas de História e Geografia. Para isso, são trabalhados conceitos e procedimentos que incluem a pesquisa, a análise de dados e a compreensão de processos complexos e multifatoriais, próprios da interação humana com o ambiente e com os seus pares, em diferentes tempos e espaços.

Ciências

O estudo de Ciências inclui conteúdos das áreas de Biologia, Química, Física, Geologia e Astronomia, conectados a outras áreas do conhecimento.

Incentiva os alunos a explorar as questões por meio de investigação, realizando observações e experimentações individualmente e em grupo. 

Os temas propostos, com a aplicação da ciência em contextos reais, possibilitam refletir e propor ações acerca das tensões e dependências entre ciência, ética, cultura, economia, política, tecnologia e meio ambiente.

Artes

As artes estimulam a imaginação, desafiam as percepções e desenvolvem habilidades criativas e analíticas. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre arte, e de produzir e se expressar nas diversas linguagens. Também desafiam e enriquecem a identidade pessoal e de grupo.

Educação Física e para a Saúde

Educação Física e para a Saúde promove a compreensão do valor da ação e do movimento para a vida saudável.

O currículo inclui conteúdos de conhecimento sobre o físico e a saúde, movimento estético, esportes de equipe e esportes individuais o que favorece a apreciação e o respeito aos pares e as habilidades de colaboração e comunicação. Valoriza a construção de relacionamentos interpessoais .