Ensino Fundamental II

6º ao 9º ano

Para atender o jovem das séries finais do Ensino Fundamental, a escola se estrutura como um ambiente desafiador, em que o aluno abraça o seu desenvolvimento pessoal e coletivo. 

O rigor acadêmico, a construção de uma postura de estudante capaz de transitar entre diferentes informações, compreender e produzir nas mais diversas linguagens, e comprometer-se com seu processo e suas escolhas são marcas do período, vivido em meio a transformações próprias da adolescência. 

O currículo integrado e interdisciplinar aprofunda as áreas específicas do conhecimento e propicia o domínio sobre conteúdos, conceitos e os meios para expressá-los nas diferentes linguagens.  

TRÊS PILARES DO PROGRAMA

Programa Acadêmico

As áreas de conhecimento, sob orientação de professores especialistas, aprofundam os conteúdos e procedimentos específicos de cada disciplina e se articulam por meio de projetos interdisciplinares. A ação pedagógica valoriza o rigor acadêmico e se faz por meio da abordagem investigativa e do trabalho com as línguas de instrução, o inglês e o português.

Programa de Orientação Educacional

Visa garantir o desenvolvimento saudável do aluno e de seu grupo. Integra o acesso a informações e discussões acerca dos temas relevantes para a faixa etária, como a construção de um projeto de vida, o gênero e a sexualidade, o uso e abuso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, a interação, uso e abuso de tecnologias digitais e redes sociais.

Procedimentos de Estudo

Propicia o domínio de instrumentos e procedimentos que garantam ao aluno apropriar-se, analisar, processar e produzir informações nas diferentes linguagens. Inclui, dentre outros, ler, compreender e comparar textos de diferentes fontes; elaborar resumos, mapas conceituais e textos dissertativos; construir gráficos e infográficos; produzir, publicar e gerir produções pessoais e de terceiros.

Matérias Eletivas

A partir do 6° ano, os alunos completam o currículo comum com matérias de sua escolha. Por meio do programa, ampliam seu repertório e aprofundam estudos em áreas de seu interesse. É a oportunidade de experimentar e construir uma trilha pessoal. Em 2017, foram oferecidos os cursos de Fotografia, Jornalismo, Escrita Criativa, Mindfulness.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua e Literatura

    1

  • Língua Espanhola

    2

  • Matemática

    3

  • História e Geografia

    4

  • Ciências

    5

  • Artes e Música

    6

  • Educação Física e para a Saúde

    7

  • UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO