Ensino Fundamental II
6º ao 9º ano (Y6 a Y9)
Para atender o jovem das séries finais do Ensino Fundamental, a escola se estrutura como um ambiente desafiador, em que o aluno abraça o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
O rigor acadêmico, a construção de uma postura de estudante capaz de transitar entre diferentes informações, compreender e produzir nas mais diversas linguagens, além de comprometer-se com seu processo e suas escolhas, são marcas do período, vivido em meio a transformações próprias da adolescência.
O currículo integrado e interdisciplinar aprofunda as áreas específicas do conhecimento e propicia o domínio sobre conteúdos, conceitos e os meios para expressá-los nas diferentes linguagens.
TRÊS PILARES DO PROGRAMA
Programa Acadêmico
As áreas de conhecimento, sob orientação de professores especialistas, aprofundam os conteúdos e procedimentos específicos de cada disciplina e se articulam por meio de projetos interdisciplinares. A ação pedagógica valoriza o rigor acadêmico e se faz por meio da abordagem investigativa e do trabalho com as línguas de instrução, que são o inglês e o português.
Programa de Orientação Educacional
Visa garantir o desenvolvimento saudável do aluno e de seu grupo. Integra o acesso a informações e discussões sobre temas relevantes para a faixa etária, como a construção de um projeto de vida, o gênero e a sexualidade, o uso e abuso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, a interação e a utilização moderada ou exagerada de tecnologias digitais e redes sociais.
Procedimentos de Estudo
Favorece o domínio de instrumentos e métodos que garantam ao aluno apropriar-se, analisar, processar e produzir informações nas diferentes linguagens. Inclui, entre outras atividades, ler, compreender e comparar textos de diferentes fontes; elaborar resumos, mapas conceituais e textos dissertativos; construir gráficos e infográficos; produzir, publicar e gerir produções pessoais e de terceiros.
Matérias Eletivas
A partir do 6° ano, os alunos completam o currículo comum com matérias de sua escolha. Por meio deste programa, ampliam seu repertório e aprofundam estudos em áreas de seu interesse. É a oportunidade de experimentar e construir uma trilha pessoal.
No segundo semestre de 2021, foram oferecidos os cursos de RPG, Produção Musical, Química na Cozinha, Francês, Cinema, Design de Moda, Empreendedorismo, Visual Storytelling e Programação.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
Língua e Literatura
Língua e Literatura integram as áreas de compreensão auditiva, linguagem oral, leitura, escrita, habilidade visual e apresentação.
Sendo a linguagem fundamental para o pensamento crítico, a compreensão e a interação intercultural nas várias comunidades a que os alunos pertencem, a Beacon favorece seu envolvimento com os diversos gêneros literários e não literários, estilos e técnicas de escrita, em inglês e português.
Língua Espanhola
A língua espanhola tem por foco, neste segmento, desenvolver as habilidades de leitura, escrita, escuta e fala, além de ampliar o conhecimento sobre os aspectos geográfico e histórico-social dos países de língua espanhola. Ao final do ciclo, o aluno é capaz de compreender e produzir textos e comunicar-se oralmente, descrevendo acontecimentos e desejos, além de expressar opiniões.
Matemática
A Matemática apresenta três desafios para os alunos deste ciclo: ampliar os conhecimentos já trabalhados anteriormente, desenvolver habilidades e competências necessárias ao Ensino Médio, e manter o encanto pelos desafios da área e pelas conexões com a vida social.
O trabalho envolve a aprendizagem baseada em problemas, além da investigação e da aplicação do conhecimento matemático em situações escolares ou fora desse ambiente. Tem por foco o letramento matemático, que é a capacidade de formular, empregar e interpretar a matemática em contextos variados. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e prever ou estimar fenômenos.
História e Geografia
Permitir aos alunos que compreendam o contexto em que vivem, em suas dimensões temporais e espaciais, é o foco principal das áreas de História e Geografia. Para isso, são trabalhados conceitos e procedimentos que incluem a pesquisa, a análise de dados e a compreensão de processos complexos e multifatoriais, próprios da interação humana com o ambiente e com os seus pares, em diferentes tempos e espaços.
Ciências
O estudo de Ciências inclui conteúdos das áreas de Biologia, Química, Física, Geologia e Astronomia, conectados a outras áreas do conhecimento.
Incentiva os alunos a explorarem as questões por meio da investigação, realizando observações e experimentações individualmente e em grupo.
Os temas propostos, com a aplicação da ciência em contextos reais, possibilitam refletir e propor ações relacionadas às tensões e dependências entre ciência, ética, cultura, economia, política, tecnologia e meio ambiente.
Artes e Música
As artes estimulam a imaginação, desafiam as percepções e desenvolvem habilidades criativas e analíticas. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre arte, e de produzir e se expressar nas diversas linguagens. Também desafiam e enriquecem a identidade pessoal e de grupo.
A música integra também o currículo dos Y6 e Y7, com o incremento do trabalho de compreensão dos elementos da linguagem, teoria e notação musical. Esse conjunto oferece aos estudantes condições para uma vida musical plena, tornando-os capazes de apreciar obras de música popular, erudita, étnica e de jazz, além de propiciar estudos que tenham a música como futura área de atuação.
Nos Y8 e Y9, as aulas de Teatro fazem parte do currículo, permitindo aos alunos desenvolverem uma série de habilidades relacionadas à performance, postura e improvisação.
Educação Física e para a Saúde
Educação Física e para a Saúde promove a compreensão do valor da ação e do movimento para uma vida saudável.
O currículo inclui conteúdos de conhecimento sobre o físico e a saúde, movimento estético, esportes de equipe e modalidades individuais, o que favorece a apreciação e o respeito aos pares e às habilidades de colaboração e comunicação. Valoriza a construção de relacionamentos interpessoais.