Ensino Fundamental I

1º ao 5º ano

O Ensino Fundamental I consolida as bases para a ampliação dos repertórios cultural e social do aluno. Línguas e matemática, estruturantes das demais áreas, são ensinadas em português e em inglês.

A consolidação da alfabetização, o desenvolvimento da oralidade em português e inglês, e a ampliação do papel investigador e da postura de estudante são as marcas do currículo para essa faixa etária, organizado em torno dos temas transdisciplinares do Primary Years Program.

Focamos no desenvolvimento de valores e habilidades como o diálogo, a convivência em grupo e o respeito mútuo para formar cidadãos do século 21: responsáveis, seres críticos, pensantes e atuantes, com princípios e mente aberta.

Currículo do Ensino Fundamental I

As séries iniciais do Ensino Fundamental da Beacon são organizadas em torno dos temas transdisciplinares do Primary Years Program, contemplando os eixos do conhecimento: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Estudos Sociais: Geografia e História, Educação Física, Música, Artes Visuais, Espanhol.

Clique nas áreas do conhecimento para mais informações:

Língua Portuguesa

A área articula a compreensão, interpretação e a produção de textos escritos, a escuta e a produção de textos orais, e a análise linguística. Possibilita ao aluno desenvolver a competência textual, nas diversas situações de comunicação, expressando-se oralmente e por escrito. Aprimora a competência leitora, o que garante obter informações, interpretar dados e fatos, fruir, recriar, observar, comparar, compreender, analisar e criticar textos.

O estudo, leitura e produção de uma ampla gama de gêneros textuais, orais e escritos, torna os alunos competentes leitores e produtores de textos que incluem parlendas, resenhas críticas, quadrinhos, dentre muitos outros. O acesso permanente à literatura infanto-juvenil propicia a ampliação do universo cultural e a apuração do senso crítico dos jovens leitores.

Língua Inglesa

O inglês, assim como o português, é língua de instrução no Ensino Fundamental I. A aprendizagem se aprofunda por meio das interações, da instrução e das atividades em todos os componentes do currículo. 

Alunos leem textos cada vez mais complexos, realizam tarefas que demandam respostas escritas ou orais, desenvolvem a capacidade de compreensão, memorização, análise e avaliação, e são capazes de empregar o idioma em todas as outras disciplinas. A exposição às obras da literatura internacional na língua inglesa promove e nutre o gosto e o interesse pelo aprendizado, ampliando o domínio da comunicação oral e da escrita. 

Matemática

Aprender matemática envolve o conhecimento específico de noções, conceitos e procedimentos matemáticos, a alfabetização matemática e a resolução de problemas em diferentes situações.

Os alunos desenvolvem conhecimento a respeito de números, operações, geometria, medidas e estatística, fazendo conexões com desafios propostos na escola e fora dela, já que o pensamento matemático está presente em diversos âmbitos da vida e do cotidiano. 

Ciências

Na área de Ciências, a experimentação tem espaço fundamental, levando os alunos a fazer conexões entre conceitos aprendidos em sala de aula e o mundo que os cerca. Para chegar a conclusões baseadas na experiência, os alunos são levados a observar, explorar, medir, comparar, questionar, prever, testar teorias e articular hipóteses com seus colegas e professores.

A aprendizagem de ciências se estrutura por meio dos eixos de Ciências da Vida, Ciências da Terra e do Espaço, e estudo da Energia e Matéria. Em todos eles, a investigação é chave para a construção de conceitos e sentidos. Os conteúdos são organizados por meio de temas amplos, que se articulam às demais disciplinas.

Estudos Sociais - História e Geografia

Estudos Sociais reúnem as áreas de História e Geografia no Fundamental I. Os estudantes ampliam sua compreensão de mundo ao colocarem suas experiências e relações em foco, face às experiências daqueles que vivem ou viveram em tempos e espaços diversos. Compreender-se parte de um contexto, e ampliar as noções de comunidade e sociedade humana, similaridades e diferenças entre grupos humanos são os eixos da área. 

Alunos  investigam a organização de grupos, comunidades e sociedades, o local e o global, suas conformações, valores, expressões culturais e as interações com o ambiente em que vivem e com que interagem. Ampliam, também, a sua compreensão do impacto dos avanços tecnológicos sobre os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente.

Educação Física

A Educação Física integra o corpo e o movimento ao processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural das crianças, o que promove as habilidades motoras de forma criativa e saudável. 

O programa tem como foco aprender a movimentar-se e aprender por meio do movimento. Reúne jogos, desafios, aventuras e condicionamento. Com um maior repertório motor, o aluno amplia a possibilidade de se expressar, além de compreender limites e aptidões. 

A prática lúdica e esportiva traz, ainda, a socialização e a consciência dos desafios individuais e coletivos. Desenvolve as atitudes de cooperação, solidariedade e alteridade.

Música

Baseado na proposta da educação musical Orff Schulwerk, que afirma que toda criança é naturalmente musical e aprecia tocar, cantar e dançar, o programa integra o contato com canções e danças de diferentes países e culturas à prática de instrumentos e à criação e improvisação da produção das próprias crianças.

Artes Visuais

O desenvolvimento das linguagens visuais nas crianças se dá no fazer, na apreciação do processo e da obra artística.

A metodologia de trabalho articula a investigação e a experimentação poética por meio do uso direto de diferentes materiais, assim como o contato com a produção artística das culturas em diferentes épocas, incluindo manifestações como as artes popular e contemporânea.