A Educação Infantil
A Beacon reconhece a chegada à escola como a primeira experiência das crianças fora do ambiente familiar e garante um cuidadoso processo de adaptação. A escola acolhe os pequenos alunos num ambiente especialmente construído para eles, propício à construção de vínculos.
O brincar é prioridade. Por meio da brincadeira e da interação com as outras crianças e com os educadores, eles conquistam sua independência, organização e autoestima.
Convidadas a investigar, observar e explorar, as crianças participam de atividades individuais e em grupo, em que são valorizados seus interesses, habilidades e necessidades.
O chão da escola é palco para inúmeras investigações, explorações, trocas, descobertas, vínculos e conquistas.
É na liberdade do brincar que a criança experimenta, descobre e produz conhecimento. A Beacon, como um lugar afetuoso, reconhece e valida a criança em sua integridade por meio de diferentes interações. Os espaços acolhedores e adequados para cada faixa etária permitem a livre exploração e favorecem o protagonismo das crianças nos processos de aprendizagem. É na parceria entre família e escola que cuidamos juntos da adaptação das crianças no ingresso escolar, respeitando o tempo, o ritmo e as necessidades de cada uma delas e de suas famílias. Os educadores têm como premissa o olhar atento que busca encorajar as crianças a traduzirem seus sentimentos em diferentes linguagens. É nosso privilégio, como educadores da primeira infância, poder testemunhar e celebrar este momento especial na vida de cada criança e de suas famílias.

as diferentes linguagens.


potencializamos o processo criativo das crianças em um
ambiente instigante que prioriza o brincar no processo
de aprendizagem.


onde nossas ações contribuem para uma convivência ética e
empática, respeitando a diversidade.


visando que ela se aproprie do seu cotidiano de forma autônoma


diálogo aberto e constante, priorizando a transparência no
desenvolvimento da criança.


escolar, sendo base fundamental para a construção da
identidade da criança.


proporcionam momentos coletivos e ampliam a visão de
mundo das crianças, onde o olhar investigativo, valorizado pela
escola, transcende seus muros.

Currículo da Educação Infantil
O currículo da Educação Infantil da Beacon School é focado nas múltiplas linguagens das crianças. Sempre conectado às Unidades de Investigação do PYP e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho é organizado nas áreas de Identidade e Autonomia, Linguagens, Ciências da Natureza e Sociedade, Matemática, Artes Visuais, Música e Jogos Dramáticos, e Corpo e Movimento.
Clique nas áreas do conhecimento para mais informações:
INVESTIGAÇÃO
Identidade e Autonomia
O convívio diário na escola conta com a mediação cuidadosa dos educadores para promover a autonomia e favorecer interações respeitosas e ricas em trocas entre pares. É por meio dessa rotina que a criança vai ampliando conceitos para compreender a si, ao outro e como pertencente aos grupos (família, escola e coletividade). As culturas, as celebrações, as línguas e a diversidade são apresentadas e trabalhadas de forma convidativa, priorizando o brincar.
Linguagens
Na Beacon, valorizamos as diversas formas de expressão, como nos movimentos do corpo, gestos, artes visuais, música e interações. A imersão na língua inglesa ocorre de forma integrada ao dia a dia escolar, assim como no português, ampliando o repertório cultural e as possibilidades de comunicação da criança.
Artes e Música
Diariamente, as crianças entram em contato com o faz de conta e a própria imaginação, as histórias, as canções e parlendas, jogos e experiências, com uma variedade de materiais de diversas culturas. O trabalho com objetos não estruturados, as aulas de música e as aulas no atelier instrumentalizam e favorecem a apropriação da livre expressão e dos processos criativos desenvolvidos pelas crianças.
Matemática
As descobertas da matemática acontecem por meio de jogos e brincadeiras, além de serem encorajadas no dia a dia escolar. A compreensão de peso, quantidade, volume, dedução, classificação, sequência, raciocínio lógico e numeração integram a rotina de forma espontânea nos espaços investigativos de brincadeira. Projetos e experimentos que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos fazem parte do planejamento diário das aulas na Educação Infantil.
Ciências da Natureza e Sociedade
Temos um currículo fundamentado nas investigações das crianças. As propostas procuram integrar um amplo repertório cultural, a busca por conhecimento em experiências lúdicas de pesquisa científica e estudos do meio. A escola é pensada para que os questionamentos e as explorações das crianças possam acontecer de forma livre, mediada pelo educador, e para que sejam priorizadas.
Corpo e Movimento
As aulas de Corpo e Movimento trabalham com o desenvolvimento global da criança, alinhadas ao currículo investigativo. As crianças são apresentadas a jogos de cooperação, e iniciam a compreensão das regras, ampliando a consciência de si e do outro. Por meio de brincadeiras que ampliam a consciência corporal, as crianças exploram movimentos e gestos, trabalhando a motricidade fina e grossa.
O eu, o outro e o nós
O convívio diário na escola conta com a mediação cuidadosa dos educadores para promover a autonomia e favorecer interações respeitosas e ricas em trocas entre pares. É por meio dessa rotina que a criança vai ampliando conceitos para compreender a si, ao outro e se sentir pertencente aos grupos (família, escola e coletividade). As culturas, as celebrações, as línguas e a diversidade vão sendo apresentadas de forma convidativa, priorizando o brincar.
Corpo, gestos e movimentos
As aulas de Corpo e Movimento trabalham com o desenvolvimento global da criança, alinhadas com o currículo investigativo. As crianças são apresentadas a jogos de cooperação, e iniciam a compreensão das regras ampliando a compreensão de si e do outro. Por meio de brincadeiras que ampliam a consciência corporal, as crianças exploram movimentos e gestos, trabalhando a motricidade fina e grossa.
Traços, sons, cores e formas
De forma diária as crianças entram em contato com o faz de conta, as histórias, as canções, parlendas, jogos e experiências com uma variedade de materiais, de diversas culturas. O trabalho com objetos não estruturados, as aulas de música, assim como o ateliê, instrumentalizam e favorecem a apropriação da livre expressão e processos criativos pelas crianças.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Na Beacon valorizamos as diversas formas de expressão, nos movimentos do corpo, gestos, artes visuais, música e interações. A imersão na língua inglesa ocorre de forma integrada ao dia a dia escolar, assim como o português ampliando o repertório cultural e as possibilidades de comunicação da criança.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
As descobertas da matemática acontecem por meio de jogos e brincadeiras e são encorajadas no dia a dia escolar. A compreensão de peso, quantidade, volume, dedução, classificação, sequência, raciocínio lógico e numeração integram a rotina de forma espontânea nos espaços investigativos de brincadeira. Projetos e experimentos que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos fazem parte do planejamento diário das aulas na Educação Infantil.