International Baccalaureate: como funciona o Programa IB?
Organização internacional oferece diferentes programas para formar cidadãos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável
Para cumprir a missão de oferecer uma educação academicamente desafiadora, bilíngue, internacional e que valoriza a identidade brasileira, a Beacon School integra em seu projeto pedagógico a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e os programas da International Baccalaureate Organization (IB).
“Ao articularmos essas duas propostas, reconhecemos o contexto contemporâneo em que condições locais e globais se relacionam e demandam a atuação de indivíduos capazes de compreender, investigar e atuar na construção de um mundo melhor”, diz Felipe Pregnolatto, coordenador do Ensino Médio e do MYP da Beacon School.
Felipe explica que a International Baccalaureate é uma comunidade global que reúne mais de 5 mil escolas em 160 países com o objetivo de formar cidadãos para compreender, questionar e agir solidariamente para a construção de uma sociedade mais justa e plural. “Ter a certificação do IB também confere às instituições de ensino um padrão internacional de excelência e qualidade”.
Programas do International Baccalaureate
Como uma IB World School, a Beacon adota três programas: o Primary Years Programme (PYP), para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; Middle Years Programme (MYP), para os anos finais do Ensino Fundamental; e Diploma Programme (DP), para o Ensino Médio, sendo uma das 9 escolas IB Continuum do Brasil
- Primary Years Programme (PYP)
O PYP propõe, de modo transdisciplinar, um conjunto de temas de relevância global que transcende os limites das disciplinas tradicionais. Essas temáticas são estruturadas por meio de Unidades de Investigação, já presentes na Educação Infantil e que seguem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Elas são: Quem somos (os seres humanos e as diferentes culturas), Onde estamos no espaço e no tempo (histórias das sociedades em tempos diversos e o espaço geográfico), Como nos expressamos (maneiras de expressar ideias e sentimentos), Como o mundo funciona (natureza e relação do homem com seu meio), Como nos organizamos (funcionamento dos grupos e sociedades) e Compartilhando o planeta (direitos e responsabilidades sobre o meio ambiente).
- Middle Years Programme (MYP)
Direcionado a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, o MYP compreende oito grupos de disciplinas: Língua e Literatura, Aquisição de linguagem, Indivíduos e Sociedades, Ciências, Design, Artes, Matemática e Educação Física e Saúde. O programa oferece aos estudantes um processo de aprendizagem contextualizado, o que dá sentido aos conteúdos estudados, relacionando-os com situações e problemas reais do dia a dia dos estudantes. Outra característica fundamental é o ensino conceitual, que permite aos estudantes irem além dos conteúdos, possibilitando entendimentos e conexões mais profundas e significativas.
- Diploma Programme (DP)
No Ensino Médio, o foco é capacitar os estudantes a fazerem escolhas, promover múltiplas oportunidades para o exercício da cidadania e prepará-los para ingressar nas melhores universidades do Brasil e do exterior. Em sintonia com esses objetivos, o currículo do DP é composto por disciplinas de seis áreas do conhecimento — Linguagem e Literatura, Aquisição de língua, Indivíduos e sociedades, Ciências, Matemática e Artes – e três cursos que formam o núcleo do programa. São eles: Teoria do conhecimento (reflexões sobre a natureza do saber com abordagem transdisciplinar), Criatividade, ação e serviço (desenvolvimento de atividades e projetos) e Ensaio estendido (monografia de 4 mil palavras sobre um tema de interesse do estudante).
Aprendizagem investigativa e mentalidade internacional
Felipe conta que, em todos os programas do International Baccalaureate, a investigação é a principal abordagem pedagógica. É por meio dela que os alunos exploram, questionam, experimentam, refletem, pesquisam e aplicam seus saberes para resolver problemas. Nesse processo, a agência dos estudantes é elemento fundamental e o conhecimento é construído de forma colaborativa entre alunos e professores.
A investigação ocorre a partir dos interesses e conhecimentos prévios dos estudantes e se conecta com acontecimentos de relevância local, nacional e global, experiências reais e conhecimentos prévios. Isso torna a aprendizagem significativa e permite que os estudantes se percebam como sujeitos ativos na construção de seu conhecimento.
“A partir das propostas investigativas que partem de suas próprias indagações, buscamos que os alunos construam níveis de entendimento cada vez mais complexos sobre eles mesmos e sobre o mundo, assim como conceitos e conhecimentos”, aponta Felipe Pregnolato “Eles têm voz, fazem escolhas e apropriam-se de seus objetos de estudo de forma responsável e ativa, desenvolvendo uma crescente autonomia em seus processos de aprendizagem, que deve acompanhá-los por toda a vida”.
Alinhado à aprendizagem investigativa está outro pilar dos programas do IB — a mentalidade internacional. Ela diz respeito aos alunos se reconhecerem como agentes responsáveis e capazes de contribuir para mudanças positivas em busca de um mundo mais pacífico e sustentável para todos. Para isso, são encorajados a desenvolverem o pensamento crítico, a reflexão, a abertura ao novo, a comunicação e a autogestão, entre outras competências socioemocionais. “Nesse contexto, a valorização da diversidade e o bilinguismo e o contato com diferentes perspectivas são, pois contribuem para o entendimento, a conexão e a relação com diferentes culturas, povos e realidades”, finaliza Felipe.