Formação profissional: aprendizado contínuo para os professores
A Beacon School oferece oportunidades para os educadores se desenvolverem profissionalmente, compartilharem conhecimentos e práticas e serem agentes da própria aprendizagem
Entre os fatores que contribuem para a aprendizagem dos estudantes, o papel do professor é fundamental. Não apenas em relação à excelência de seus saberes e à sua didática, mas à paixão pelo conhecimento e aos laços afetivos que estabelece com seus alunos, tornando-se fonte de inspiração e motivação para as crianças e para os adolescentes.
“A escola reconhece a diferença que um bom professor pode fazer na vida de um aluno e, como consequência, promovemos atividades para criar um ambiente de trabalho agradável, desafiador e respeitoso, onde o bom desempenho é reconhecido”, diz Lais Carvalho, coordenadora de desenvolvimento profissional da Beacon School.
Em 2020, foi estruturada a Área de Desenvolvimento Profissional da escola para garantir a formação continuada de professores e das equipes e promover oportunidades de desenvolvimento profissional para todos os funcionários. “Acreditamos que a escola é um lugar onde os professores continuam a aprender e a crescer. O lifelong learning [aprendizado contínuo] envolve diferentes profissionais da educação em situações de aprendizagem individuais e coletivas”, explica a coordenadora.
Formação continuada de professores e comunidade de aprendizagem
Lais conta que os educadores da Beacon trabalham consistentemente em colaboração com colegas, coordenadores e diretores, além de participarem de sessões de desenvolvimento profissional. Os professores muitas vezes têm a oportunidade de encontrar educadores de todo o mundo, compartilhando práticas educacionais e criando, assim, uma comunidade de aprendizagem.
As sessões de desenvolvimento profissional incluem horários de reunião com a equipe da série e formações semanais em grupos de diferentes séries e segmentos. Há ainda cursos e workshops realizados fora do horário de trabalho, sugeridos pela coordenação de desenvolvimento profissional, utilizando o orçamento destinado pela Beacon para contribuir com o desenvolvimento dos professores.
Os temas trabalhados podem ser escolhidos pela escola, específicos do programa IB [International Baccalaureate], por exemplo, ou definidos pelo professor para se aprofundar em seus próprios interesses, desenhando um caminho de estudo individual. “Ao dar aos educadores escolha, tempo e metas tangíveis, eles poderão florescer e se desenvolver como membros vivos de uma comunidade de aprendizes”, destaca.
As sessões são conduzidas por palestrantes externos ou por membros da equipe da escola. “E sempre temos em mente que qualquer treinamento deve ser eficiente e envolver não apenas teoria, mas ação e ideias de como fazer as coisas acontecerem na prática”, acrescenta a coordenadora.
Segundo ela, todos esses momentos estão profundamente conectados aos valores da Beacon. “Acreditamos que quando você dedica tempo para aprender, você está sendo um aprendiz com mentalidade de crescimento, um colega colaborativo, um profissional orientado pela excelência e um desenvolvedor de pessoas”, ressalta. “A Beacon investe firmemente no desenvolvimento de sua equipe docente, capacitando todos a serem agentes de seu próprio aprendizado”.