Conference Cycle: especialistas para nos ensinar sempre
A paixão pelo conhecimento, um dos valores da Beacon, estende-se à formação das famílias por meio de eventos e palestras que promovem a aprendizagem e a troca de ideias
A paixão pelo conhecimento é um dos valores da Beacon School. Reconhecer a singularidade da jornada de aprendizagem de cada estudante e acreditar no processo de investigação como meio para formar aprendizes autônomos, capazes de aprender por toda a vida, estão no coração do projeto educacional da escola. Nesse contexto, destacam-se ações e iniciativas da escola que promovem o lifelong learning (aprendizagem ao longo da vida), como o investimento em programas de desenvolvimento profissional, para os funcionários e educadores, e palestras com educadores e especialistas, do Brasil e do exterior, para abordar temas relevantes para a comunidade escolar.
Lais Carvalho, coordenadora de desenvolvimento profissional da Beacon, afirma que a formação continuada e a atualização são cruciais para as pessoas se adaptarem em uma sociedade em constante transformação, mantendo o seu senso de pertencimento. “O conceito de sermos “eternos aprendizes” é fundamental, tanto em nível individual quanto organizacional, para desenvolvermos conhecimentos, atitudes e habilidades que precisamos para participar ativamente e de forma responsável em um mundo em mudança e interconectado.”
Ela lembra que profissionais que se mantêm atualizados são mais capazes de se adaptar a novas ferramentas e tecnologias, conectando-as com melhorias de performance e resultado, desenvolvendo o pensamento crítico e a criatividade. Outro aspecto importante, segundo ela, é a aquisição de novas habilidades, seja por meio de cursos, workshops ou autoaprendizagem. “Elas permitem o desenvolvimento de competências que não eram necessárias anteriormente, bem como o aprimoramento contínuo das competências já adquiridas, garantindo a relevância no mercado de trabalho.”
Conference Cycle
A Beacon entende como um pilar fundamental na educação o diálogo com as famílias. Entre outras iniciativas, ele é fortalecido por meio de um conjunto de ações que propiciam comunicação, aprendizagem e troca de ideias, tendo como foco temas relevantes para a educação de toda a comunidade. Com essa proposta, a escola oferece três principais eventos:
- Café & Educação: encontro mensal, em que educadores apresentam elementos do currículo e práticas que norteiam o trabalho pedagógico nos diferentes segmentos;
- TeenAge Talk: reúne pais, responsáveis e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em palestras com especialistas, que abordam temas relevantes e sensíveis para a adolescência;
- Conference Cycle: traz especialistas de diversas áreas, nacionais e internacionais, para tratar de assuntos como ética, mundo digital, saúde mental e diversidade, entre outros.
De acordo com Lais, ao longo dos anos, foram mais de 30 edições do Conference Cycle. A maioria dos temas são tratados em espiral, de forma que diferentes palestrantes vêm a cada ano falar de assuntos que vão tendo sua complexidade ampliada, como:
- Tecnologia e seus usos, com Rodrigo Nejm, Cristiano Nabuco e Kelli Angelini;
- Diversidade, com Carolina Videira, Alexandra Loras, Leo Bento, Douglas Dodi e Mario Aranha;
- Limites e relações, com Tiago Tamborini, José Avillez, Telma Vina e Ligia Aratangy;
- Comportamentos de risco e saúde mental, com Andrea Hercowitz, Karina Fukumitsu, Adriana Foz e Ligia Ito;
- Fake news, com Alexandre Sayad.
Para a coordenadora, investir na formação das famílias por meio de palestras é uma estratégia eficaz para promover o bem-estar individual e coletivo, desenvolvendo o senso de pertencimento e responsabilidade social benéfico a todos. “Ao fornecerem conhecimentos e habilidades essenciais, essas palestras capacitam as famílias a criarem ambientes mais saudáveis, seguros e harmoniosos, além de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais coesa e resiliente.”
Ela também aponta que as palestras podem levar às famílias conhecimentos sobre práticas parentais eficazes, possibilitando o desenvolvimento emocional e cognitivo saudável das crianças e adolescentes. “Essas orientações podem melhorar o desempenho acadêmico e o engajamento escolar de nossos alunos por estarmos todos, educadores e famílias, falando a ‘mesma língua’. Além disso, esses eventos facilitam a criação de redes de apoio entre os familiares, promovendo a solidariedade e o suporte mútuo.”