Como funciona o Núcleo de Práticas Inclusivas da Beacon?
Student Well-Being Center desenvolve ações estratégicas para acolher e atender à diversidade de alunos, oferecendo oportunidades de aprendizagem para todos
A Beacon tem como foco a formação integral dos estudantes, articulando os conteúdos curriculares ao desenvolvimento de valores, condutas e ações. Entre esses valores estão a solidariedade, a colaboração e a diversidade, compreendidas como fundamentais para o exercício da cidadania.
“Acreditamos na diversidade como oportunidade de promover e ampliar não só o desenvolvimento pessoal, como também o da sociedade ao nosso redor. Identificamos no encontro com grupos diversos oportunidades de aprendizagem, diálogo e construção de vínculos pautados no respeito e na compreensão do outro”, diz o Projeto Político-Pedagógico da escola.
Núcleo de Bem-estar e Práticas Inclusivas
Para atender a todos e, ao mesmo tempo, manter um olhar individualizado para cada aluno e família, a escola conta, desde 2019, com o Student Well-Being Center (SWBC), Núcleo de Bem-estar e Práticas Inclusivas. Trata-se da área responsável por cuidar de questões relacionadas ao ambiente escolar, sejam elas de ordem emocional ou pedagógica.
Maria Laura Sanchez, coordenadora do SWBC, destaca que, embora a escola já desenvolvesse algumas práticas focadas na diversidade e no atendimento às demandas dos estudantes antes da criação do núcleo, havia a necessidade de intensificar essas ações e de estabelecer uma cultura de inclusão mais ampla e profunda. “O objetivo é promover um ambiente acolhedor e justo, capaz de oferecer oportunidades de aprendizagem para todos, removendo barreiras.”
Em 2021, durante a pandemia, a área foi ampliada para acolhimento e apoio aos estudantes em diferentes situações de demandas em relação ao processo cognitivo e ao seu bem-estar emocional.
Atualmente, o núcleo atua a partir de três vertentes:
- SEL (Social and Emotional Learning): trabalha o desenvolvimento socioemocional dos alunos, sobretudo competências relacionadas à autoconsciência, autogestão, empatia e tomada de decisões responsáveis.
- Inclusive Practices: inclui práticas inclusivas, como a composição de uma equipe de apoio para auxiliar alunos com necessidades de maior suporte acadêmico, elaboração de Planejamentos Educacionais Individualizados (PEIs) e de políticas de inclusão.
- ESP (English Support Program): oferece apoio a alunos novos ou com dificuldades na aquisição do idioma inglês.
“Essas ações contribuem significativamente para o bem-estar e o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo um clima escolar positivo, incentivando a convivência ética e a cidadania e atendendo à diversidade de forma inclusiva”, comenta a coordenadora.
Trabalho em conjunto
Além de pesquisar e implementar práticas inclusivas, o SWBC trabalha em conjunto com os professores de sala, coordenação pedagógica, famílias e profissionais externos de maneira a endereçar as necessidades específicas de cada estudante. “Essa articulação é fundamental para o sucesso dos alunos”, observa Maria Laura.
Reuniões periódicas entre professores e o SWBC acontecem para alinhar as ações pedagógicas e assegurar que todos os envolvidos estejam cientes das necessidades e estratégias para cada aluno.
“A troca com as famílias e profissionais externos deve ser estreita e contínua, assegurando que cada estudante receba o suporte necessário para seu desenvolvimento acadêmico e sócio emocional, criando uma rede de apoio robusta que promova a inclusão de forma eficaz”, aponta a coordenadora. “Compreendemos que o alinhamento na atuação e o entendimento do papel de cada um, inclusive do próprio aluno, é crucial para o desenvolvimento integral do estudante.”
O núcleo também realiza encontros individuais e coletivos com os estudantes, observações em sala de aula e proporciona momentos de formação continuada, incentivando a troca de práticas e estratégias potencializadoras da aprendizagem.