Beacon Community in Action”: entenda o seu papel, a sua importância e suas realizações
Grupo de pais e mães voluntários atua em diferentes áreas, como cultura, sustentabilidade e responsabilidade social, em prol da comunidade escolar e do entorno
O Beacon Community in Action (BCA) é um grupo de famílias voluntárias que atua em parceria com a escola para realizar iniciativas que beneficiam tanto a comunidade escolar como a local. O grupo surgiu praticamente junto com a Beacon, em 2010, e hoje planeja e executa ações em diversas áreas.
“Nossa ideia sempre foi a de criar uma escola que tivesse o envolvimento da comunidade, pois quanto mais existe esse engajamento, mais ricas ficam as relações aqui dentro”, afirma Luciana Leite, diretora e fundadora da Beacon School.
Ela conta que, no início, quando a escola ainda era pequena, com poucos alunos, já havia mães que estavam sempre muito próximas. “Além de ajudar na festa junina e no International Day, por exemplo, elas começaram a promover outras ações. Criaram grupos de esportes (corridas), de atividades culturais (visitas a museus) e de práticas sustentáveis, como troca de uniformes e de livros didáticos entre alunos, convidando outras famílias a se engajarem também”.
Empreendedorismo e acolhimento
Luciana explica que o BCA funciona de forma independente da escola, como uma iniciativa “das famílias para as famílias”. A Beacon, muitas vezes, oferece o espaço físico para a organização e para a execução das atividades, seja para a feira de livros, seja para o fomento a ações de empreendedorismo. Em uma delas, por exemplo, as famílias e os alunos comercializam itens produzidos por eles mesmos, como artesanato e doces. Em outra iniciativa, as famílias que têm seus negócios próprios, como lojas ou agências de turismo, apresentam seus serviços e oferecem descontos para a comunidade.
Outra ação importante do BCA focada nas famílias é o Family Buddy Program. Assim, quando um novo estudante ingressa na escola, não apenas ele é recebido por um aluno mais antigo, como os seus pais também são acolhidos por outra família, que vai explicar sobre os processos e o funcionamento da instituição.
Projetos sociais
As iniciativas do BCA incluem também ações sociais. O grupo, por exemplo, se articulou com o restaurante Capim Santo para a produção de refeições para uma comunidade no entorno da escola. As mães trazem os alimentos, que são preparados e acondicionados em marmitas. Depois, famílias e crianças saem em ônibus ou vans para a distribuição desses pratos. “Essas ações acabam aproximando muito a comunidade escolar, fazendo com que as pessoas se conheçam e interajam”, diz a diretora.
Nesse contexto, ela também destaca a iniciativa em prol de um abrigo que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O BCA reformou todos os quartos, com camas novas, trouxe um carro para eles poderem fazer as compras e montou uma biblioteca no espaço de estudo que eles dispunham. Além disso, organizou comemorações para os aniversariantes de cada mês.
“Entendemos que quanto mais rica essa relação família e escola, melhor o resultado na educação das crianças, porque essa formação não ocorre só em casa ou só na escola. Estarmos juntos e compartilharmos os mesmos valores potencializam o processo educativo e muitas dessas ações contribuem para formarmos alunos mais empáticos, colaborativos e com mente aberta”, ressalta Luciana.